UM CONTEÚDO OVOCOM

Estudo revela tendĂȘncias do debate no STF do Marco Civil da Internet, e mais...

Relatório da Systemica mostra busca por integridade no mercado de carbono; IAB lança guia de uso de IA e Prisma, da Palqee, chega ao Brasil

Sobre o Apoio

Pedro Henrique Ramos/Reglab | Imagem: divulgação
Pedro Henrique Ramos/Reglab | Imagem: divulgação

Estudo do Reglab, centro de pesquisas especializado em tecnologia e regulação, acaba de mapear os principais argumentos e os interesses dos agentes envolvidos no debate sobre o Marco Civil da Internet no STF. Na pesquisa Interesses em Jogo no STF: Mapeando a Disputa pelo Marco Civil da Internet, o centro analisou, ao todo, 87 documentos do processo, incluindo 46 transcriçÔes de falas nas audiĂȘncias pĂșblicas. Os argumentos foram classificados por tipo de evidĂȘncia apresentada e inseridos em um mapeamento visual de agentes interessados por setor. 

O Reglab se debruçou sobre os dados e chegou a conclusĂ”es. Uma delas Ă© que defensores da constitucionalidade do artigo 19 estiveram em maior nĂșmero (48%) e apresentaram mais argumentos Ășnicos (45) que os defensores de outras posiçÔes. TambĂ©m descobriu que entidades da sociedade civil e academia representaram 50% da amostra, com mais da metade desses se manifestando a favor da constitucionalidade (59%). E a defesa da inconstitucionalidade contou com menor nĂșmero de manifestaçÔes (20%) e menor nĂșmero de argumentos (32) em relação Ă  tese de constitucionalidade.

O julgamento terĂĄ impacto amplo no cenĂĄrio regulatĂłrio brasileiro, incluindo o entendimento de tribunais de todas as instĂąncias sobre redes sociais e outras plataformas da internet. TambĂ©m terĂĄ efeito para Executivo e Legislativo, especialmente no debate sobre regulação das grandes plataformas. “Trata-se de um dos casos mais importantes sobre regulação digital no Brasil. A decisĂŁo poderĂĄ definir o equilĂ­brio entre liberdade de expressĂŁo e responsabilidade das plataformas digitais”, diz Pedro Henrique Ramos, fundador e diretor-executivo do Reglab.


IAB Brasil lança guia de uso da IA na publicidade digital

O IAB Brasil lançou nesta sexta-feira (22) o Guia de Uso da InteligĂȘncia Artificial na Publicidade Digital. O material Ă© voltado a profissionais de marketing e publicidade que desejam se aprimorar utilizando ferramentas de inteligĂȘncia artificial (IA). Desenvolvido pelo ComitĂȘ de InteligĂȘncia Artificial do IAB, o guia reĂșne orientaçÔes para o uso responsĂĄvel e eficiente da IA em campanhas publicitĂĄrias. 

Dividido em åreas como Criação, Mídia, Tomada de DecisÔes e Medição, o material inclui tutoriais, prompts customizåveis, cases de sucesso e um glossårio detalhado. O objetivo épossibilitar aos profissionais aprimorem a personalização e a anålise de des empenho de suas estratégias.

AlĂ©m de recomendaçÔes prĂĄticas, o guia traz entrevistas com lĂ­deres do setor que jĂĄ utilizam IA no dia a dia, destacando o impacto positivo da tecnologia no mercado. Segundo Denise Porto Hruby, CEO do IAB Brasil, a iniciativa reforça o compromisso da instituição em promover inovação na publicidade digital. 

Denise Porto Hruby/IAB | Imagem: divulgação

“O lançamento do guia reafirma o compromisso do IAB Brasil com o desenvolvimento do setor em todos os temas que tocam a publicidade digital. A IA, sem dĂșvida, Ă© um dos nossos temas prioritĂĄrios. Com o guia, fazemos mais uma entrega relevante para todos os profissionais no entendimento da IA dentro da publicidade”, diz Denise Porto Hruby, CEO do IAB Brasil

Para acessar o guia na Ă­ntegra, clique aqui.


Systemica vĂȘ mais integridade no mercado de carbono

O mercado voluntĂĄrio de carbono seguiu tendĂȘncia de crescimento moderado no terceiro trimestre de 2024. TambĂ©m houve busca por maior integridade nos crĂ©ditos e mais empresas solicitando a validação na SBTi. O ĂłrgĂŁo Ă© uma iniciativa global de redução de emissĂŁo de gases de efeito estufa. Essas sĂŁo informaçÔes que a Systemica, empresa de consultoria ambiental, traz em seu relatĂłrio trimestral, divulgado na semana passada. 

O relatĂłrio aponta que o nĂșmero de aposentadorias de crĂ©ditos cresceu 11% do terceiro trimestre de 2023 para o de 2024. Com relação ao segundo trimestre, a alta foi de 7%. AlĂ©m disso, o perfil das aposentadorias passou por alteraçÔes significativas. Os compradores ficaram mais interessados em soluçÔes baseadas na natureza, como restauração florestal, que tiveram aumento de buscas de 43% neste Ășltimo trimestre. Em contraste, os crĂ©ditos relacionados a projetos de energia renovĂĄvel enfrentaram retração de 7%. Isso ocorreu em grande parte devido Ă  rejeição de metodologias especĂ­ficas pelo Integrity Council for the Voluntary Carbon Market (ICVCM).

Projetos de reflorestamento | Imagem: divulgação

Outro destaque foi o avanço no nĂșmero de empresas com compromissos validados ou revisados pela SBTi. Durante o perĂ­odo, 1.169 organizaçÔes tiveram suas metas aprovadas ou aprimoradas. Isso representou um aumento de 8% em relação ao trimestre anterior e de 51% em comparação a 2023. 

O documento conclui que essa evolução, embora ainda incipiente, demonstra o impacto positivo do estabelecimento de critĂ©rios mais rigorosos de qualidade definidos pelo ICVCM e de processos de diligĂȘncia mais robustos. Com o avanço dessas prĂĄticas, espera-se a formação de uma base mais sĂłlida para a estabilidade dos preços e o fortalecimento da confiança no mercado voluntĂĄrio de carbono, alinhando-o aos objetivos globais de descarbonização e sustentabilidade.


Sistema de vigilĂąncia de IA da Palqee chega ao Brasil

A Palqee, startup anglo-brasileira de tecnologia, lança o Prisma, uma ferramenta projetada para governança e monitoramento de riscos em tempo real de sistemas de inteligĂȘncia artificial em grandes empresas. Com o objetivo de atender Ă  crescente demanda por responsabilidade e Ă©tica no uso de IA, o Prisma garante que as decisĂ”es automatizadas sejam mais transparentes e confiĂĄveis.

O primeiro cliente da solução no Brasil Ă© a KPMG Brasil, uma das maiores consultorias globais. A empresa estĂĄ utilizando o Prisma para reforçar sua estratĂ©gia de governança e controle de IA, garantindo mais segurança e precisĂŁo em seus processos internos. Em apenas trĂȘs meses de monitoramento, o Prisma identificou pontos crĂ­ticos, como uma taxa de 13,89% de alucinação nos outputs da IA, alĂ©m de uma influĂȘncia de 6% do tom de entrada e 5% da clareza de entrada nos resultados da IA. Esses dados permitiram que a KPMG formulasse estratĂ©gias de mitigação e ajustasse seus processos de governança para reduzir riscos crĂ­ticos, aumentando a precisĂŁo nas interaçÔes e confiança nos resultados.

Fundadores da Palqee | Imagem: divulgação

Outro cliente Ă© a Osprey Flight Solutions, uma das principais empresas do Reino Unido do segmento de gestĂŁo de riscos na aviação, que escolheu o Prisma para aumentar a confiança e a segurança nas operaçÔes, monitorando riscos em tempo real e assegurando decisĂ”es confiĂĄveis em suas soluçÔes para o setor. 

AtĂ© o final de 2025, a Palqee espera alcançar a marca de 100 empresas utilizando a solução no Brasil. Por modelo de assinatura baseada em volume de interaçÔes, a empresa prevĂȘ arrecadar com o novo produto R$120 milhĂ”es nos prĂłximos cinco anos. 

*Jornalista, sócio e CEO da Ovo Comunicação