
Estudo do Reglab, centro de pesquisas especializado em tecnologia e regulação, acaba de mapear os principais argumentos e os interesses dos agentes envolvidos no debate sobre o Marco Civil da Internet no STF. Na pesquisa Interesses em Jogo no STF: Mapeando a Disputa pelo Marco Civil da Internet, o centro analisou, ao todo, 87 documentos do processo, incluindo 46 transcriçÔes de falas nas audiĂȘncias pĂșblicas. Os argumentos foram classificados por tipo de evidĂȘncia apresentada e inseridos em um mapeamento visual de agentes interessados por setor.Â
O Reglab se debruçou sobre os dados e chegou a conclusĂ”es. Uma delas Ă© que defensores da constitucionalidade do artigo 19 estiveram em maior nĂșmero (48%) e apresentaram mais argumentos Ășnicos (45) que os defensores de outras posiçÔes. TambĂ©m descobriu que entidades da sociedade civil e academia representaram 50% da amostra, com mais da metade desses se manifestando a favor da constitucionalidade (59%). E a defesa da inconstitucionalidade contou com menor nĂșmero de manifestaçÔes (20%) e menor nĂșmero de argumentos (32) em relação Ă tese de constitucionalidade.
O julgamento terĂĄ impacto amplo no cenĂĄrio regulatĂłrio brasileiro, incluindo o entendimento de tribunais de todas as instĂąncias sobre redes sociais e outras plataformas da internet. TambĂ©m terĂĄ efeito para Executivo e Legislativo, especialmente no debate sobre regulação das grandes plataformas. âTrata-se de um dos casos mais importantes sobre regulação digital no Brasil. A decisĂŁo poderĂĄ definir o equilĂbrio entre liberdade de expressĂŁo e responsabilidade das plataformas digitaisâ, diz Pedro Henrique Ramos, fundador e diretor-executivo do Reglab.
IAB Brasil lança guia de uso da IA na publicidade digital
O IAB Brasil lançou nesta sexta-feira (22) o Guia de Uso da InteligĂȘncia Artificial na Publicidade Digital. O material Ă© voltado a profissionais de marketing e publicidade que desejam se aprimorar utilizando ferramentas de inteligĂȘncia artificial (IA). Desenvolvido pelo ComitĂȘ de InteligĂȘncia Artificial do IAB, o guia reĂșne orientaçÔes para o uso responsĂĄvel e eficiente da IA em campanhas publicitĂĄrias.Â
Dividido em ĂĄreas como Criação, MĂdia, Tomada de DecisĂ”es e Medição, o material inclui tutoriais, prompts customizĂĄveis, cases de sucesso e um glossĂĄrio detalhado. O objetivo Ă©possibilitar aos profissionais aprimorem a personalização e a anĂĄlise de des empenho de suas estratĂ©gias.
AlĂ©m de recomendaçÔes prĂĄticas, o guia traz entrevistas com lĂderes do setor que jĂĄ utilizam IA no dia a dia, destacando o impacto positivo da tecnologia no mercado. Segundo Denise Porto Hruby, CEO do IAB Brasil, a iniciativa reforça o compromisso da instituição em promover inovação na publicidade digital.
âO lançamento do guia reafirma o compromisso do IAB Brasil com o desenvolvimento do setor em todos os temas que tocam a publicidade digital. A IA, sem dĂșvida, Ă© um dos nossos temas prioritĂĄrios. Com o guia, fazemos mais uma entrega relevante para todos os profissionais no entendimento da IA dentro da publicidadeâ, diz Denise Porto Hruby, CEO do IAB Brasil
Para acessar o guia na Ăntegra, clique aqui.
Systemica vĂȘ mais integridade no mercado de carbono
O mercado voluntĂĄrio de carbono seguiu tendĂȘncia de crescimento moderado no terceiro trimestre de 2024. TambĂ©m houve busca por maior integridade nos crĂ©ditos e mais empresas solicitando a validação na SBTi. O ĂłrgĂŁo Ă© uma iniciativa global de redução de emissĂŁo de gases de efeito estufa. Essas sĂŁo informaçÔes que a Systemica, empresa de consultoria ambiental, traz em seu relatĂłrio trimestral, divulgado na semana passada.Â
O relatĂłrio aponta que o nĂșmero de aposentadorias de crĂ©ditos cresceu 11% do terceiro trimestre de 2023 para o de 2024. Com relação ao segundo trimestre, a alta foi de 7%. AlĂ©m disso, o perfil das aposentadorias passou por alteraçÔes significativas. Os compradores ficaram mais interessados em soluçÔes baseadas na natureza, como restauração florestal, que tiveram aumento de buscas de 43% neste Ășltimo trimestre. Em contraste, os crĂ©ditos relacionados a projetos de energia renovĂĄvel enfrentaram retração de 7%. Isso ocorreu em grande parte devido Ă rejeição de metodologias especĂficas pelo Integrity Council for the Voluntary Carbon Market (ICVCM).
Outro destaque foi o avanço no nĂșmero de empresas com compromissos validados ou revisados pela SBTi. Durante o perĂodo, 1.169 organizaçÔes tiveram suas metas aprovadas ou aprimoradas. Isso representou um aumento de 8% em relação ao trimestre anterior e de 51% em comparação a 2023.Â
O documento conclui que essa evolução, embora ainda incipiente, demonstra o impacto positivo do estabelecimento de critĂ©rios mais rigorosos de qualidade definidos pelo ICVCM e de processos de diligĂȘncia mais robustos. Com o avanço dessas prĂĄticas, espera-se a formação de uma base mais sĂłlida para a estabilidade dos preços e o fortalecimento da confiança no mercado voluntĂĄrio de carbono, alinhando-o aos objetivos globais de descarbonização e sustentabilidade.
Sistema de vigilĂąncia de IA da Palqee chega ao Brasil
A Palqee, startup anglo-brasileira de tecnologia, lança o Prisma, uma ferramenta projetada para governança e monitoramento de riscos em tempo real de sistemas de inteligĂȘncia artificial em grandes empresas. Com o objetivo de atender Ă crescente demanda por responsabilidade e Ă©tica no uso de IA, o Prisma garante que as decisĂ”es automatizadas sejam mais transparentes e confiĂĄveis.
O primeiro cliente da solução no Brasil Ă© a KPMG Brasil, uma das maiores consultorias globais. A empresa estĂĄ utilizando o Prisma para reforçar sua estratĂ©gia de governança e controle de IA, garantindo mais segurança e precisĂŁo em seus processos internos. Em apenas trĂȘs meses de monitoramento, o Prisma identificou pontos crĂticos, como uma taxa de 13,89% de alucinação nos outputs da IA, alĂ©m de uma influĂȘncia de 6% do tom de entrada e 5% da clareza de entrada nos resultados da IA. Esses dados permitiram que a KPMG formulasse estratĂ©gias de mitigação e ajustasse seus processos de governança para reduzir riscos crĂticos, aumentando a precisĂŁo nas interaçÔes e confiança nos resultados.
Outro cliente é a Osprey Flight Solutions, uma das principais empresas do Reino Unido do segmento de gestão de riscos na aviação, que escolheu o Prisma para aumentar a confiança e a segurança nas operaçÔes, monitorando riscos em tempo real e assegurando decisÔes confiåveis em suas soluçÔes para o setor.
AtĂ© o final de 2025, a Palqee espera alcançar a marca de 100 empresas utilizando a solução no Brasil. Por modelo de assinatura baseada em volume de interaçÔes, a empresa prevĂȘ arrecadar com o novo produto R$120 milhĂ”es nos prĂłximos cinco anos.
*Jornalista, sócio e CEO da Ovo Comunicação