SUBSTITUIÇÃO

Pagamento em dinheiro cai 36 pontos percentuais desde o lançamento do Pix

Os dados são da 2ª edição da pesquisa “O brasileiro e os hábitos de uso de meios de pagamento” do Banco Central

Pix - Imagem: Canva
Pix | Imagem: Canva

O uso do dinheiro para pagamentos diminuiu 36 pontos percentuais desde 2019, antes do lançamento do Pix. Naquele ano, 76,6% dos pagamentos, independentemente do valor, foram em dinheiro. Em 2023, esse percentual diminuiu para 40,5%. O Pix foi responsável por 24,9% das operações, tornando-se o meio mais utilizado pela população, após o dinheiro.

Os dados são da 2ª edição da pesquisa “O brasileiro e os hábitos de uso de meios de pagamento” do Banco Central. Foram coletados entre outubro e novembro de 2023, por meio de pesquisas quantitativas com 1.500 indivíduos e 600 estabelecimentos comerciais. Também inclui 1.228 diários de pagamento, em que os entrevistados registraram todos os pagamentos e transferências no período de uma semana. O resultado foi o registro de 11.023 transações, com detalhes sobre o meio utilizado, a razão para a sua escolha, o valor da transação e o tipo de bem ou serviço comprado. A novidade da pesquisa em relação à 1ª edição, realizada em 2019, foi o foco no uso do Pix.

Quando questionadas sobre os meios de pagamento preferidos, 64,9% das pessoas citaram o Pix, superando os 55,7% que mencionaram o dinheiro entre os dois meios de maior preferência. Do ponto de vista dos estabelecimentos comerciais, o Pix também foi o mais lembrado, com 69,5% de menções. Já o dinheiro foi citado por 64,4% dos estabelecimentos comerciais.

Em 2023, 64,1% das pessoas reportaram receber sua principal fonte de renda em conta, um aumento significativo em relação aos 40,2% de 2019.  Isso impulsiona o uso de pagamentos eletrônicos, aumentando a eficiência dos pagamentos de varejo.

Digitalização dos pagamentos

“A pesquisa evidencia a contribuição do Pix para a digitalização dos pagamentos no Brasil, promovendo maior eficiência e inclusão financeira”, diz o BC em nota. No entanto, 17,3% dos entrevistados não usaram o Pix nos últimos 12 meses. O principal motivo para isso (37,3% dessas pessoas) é a falta de conhecimento sobre o uso do meio de pagamento. Até mesmo entre as pessoas que usam o Pix, existem certas situações em que usam outro meio de pagamento: 33,5% dos entrevistados escolheram pagar com outro meio porque o meio escolhido é mais rápido e 24,2% escolheram pagar com outro meio por dificuldade de acesso à internet.

Para superar essas barreiras, novas funcionalidades, como o Pix por Aproximação, estão sendo implementadas para facilitar e acelerar os pagamentos no comércio físico.