UM CONTEÚDO OVOCOM

Nova regra do BC e da CVM facilita investimento estrangeiro, diz sócio do Pinheiro Neto

E mais: Efí Bank recebe prêmio; nova pesquisa sobre gerações; RD Saúde traz novas VPs; e solução sustentável no agro vence concurso

Investimentos
Investimentos | Imagem: Adobe Photoshop

A Resolução Conjunta 13, do Banco Central (BC) e da Comissão de Valores Mobiliários (CVM), publicada na terça-feira (3/12), melhora o ambiente de negócios no País, aumenta a segurança jurídica e torna o Brasil mais atrativo para investidores internacionais. A avaliação é de José Luiz Homem de Mello, sócio da área de Corporate Finance do escritório Pinheiro Neto Advogados.

José Luiz Homem de Mello/Pinheiro Neto | Imagem: divulgação

A medida tem o objetivo de simplificar aplicações de investidores internacionais nos mercados financeiro e de capitais brasileiros. Conforme disse o BC em nota, a nova regulação deve resultar em “maior atratividade, redução de custos de observância e impactos positivos no ambiente de negócios e na permanência desses investimentos no Brasil”.

De acordo com Mello, o fim do Registro Regulatório Eletrônico Módulo Portfólio (RDE-Portfólio) e da obrigatoriedade de operações de câmbio e transferências internacionais em reais simultâneas são outros pontos positivos da medida.

Mello aponta que, com a nova regra, a mudança de residência do Brasil para o exterior (e vice-versa) não gera mais obrigatoriedade de encerramento e resgate dos investimentos. Será necessária só uma atualização cadastral. “Há medidas de simplificação para os investimentos das pessoas naturais via conta de não residente, e algumas também para pessoas jurídicas”, diz.


Efí Bank recebe prêmio por Pix Recorrente

O Efí Bank conquistou o 1º lugar na categoria Open Finance da 20ª edição do Banking Transformation. O banco digital venceu com o case “Pix Recorrente: Automatização e Agilidade com Conexão Open Finance”.

Efí Bank vence prêmio | Imagem: divulgação

O Pix Recorrente é uma inovação que redefine a forma como os pagamentos recorrentes são realizados no Brasil. A solução automatiza um processo que, até então, dependia de ações manuais ou do uso de cartões de crédito. Aassim, com uma única autorização do cliente, as empresas podem agendar cobranças recorrentes de valores fixos, eliminando a necessidade de gerar novas autorizações mensalmente.

Além deste prêmio, o Efí Bank foi finalista com os cases “Copiloto de Antecipações Efí Bank: Transformando Futuros Recebíveis em Liquidez” e “Eficiência e Inclusão: Inovando a Análise de Crédito com Machine Learning”, nas categorias Crédito e IA & IA Gen, respectivamente.

“Esse prêmio é o resultado do trabalho de um banco comprometido com a inovação e o desenvolvimento de produtos pensados para construir uma vida financeira mais eficiente”, diz Denis Silva, CEO do Efí Bank.


Gerações diferentes compartilham preferência por marcas

Dos baby boomers às gerações X, Y e Z, os consumidores se identificam com as mesmas marcas. É o que mostra o estudo “O Fim das Gerações”, realizado pelas consultorias TroianoBranding e Dezon. Ou seja, as marcas com as quais as pessoas mais se identificam devido a seus valores são as mesmas – O Boticário, Nestlé, Natura, Nike e Samsung -, independentemente da geração. 

Cecília Troiano/TroianoBranding | Imagem: divulgação

Para descobrir fatores que aproximam e distanciam grupos geracionais, o levantamento ouviu mil pessoas, entre homens e mulheres, das classes A, B e C, nas cinco regiões do País. A amostra foi dividida em quatro grupos de 250 participantes, pertencentes às gerações identificadas como baby boomers (nascidos entre 1946 e 1964); X (1965 a 1980); Y, ou millennials (1981 a 1996) e Z (1997 a 2010).

“Há muito mais pontos de encontro entre gerações do que de desencontros, por mais que análises superficiais aparentem o contrário. Vivemos na era da fluidez. As gerações, no entanto, nos colocam em caixinhas que vão na contramão dessa realidade”, diz Cecília Troiano, CEO da TroianoBranding. 


RD Saúde anuncia duas novas vice-presidentes

A RD Saúde, maior grupo farmacêutico do País, anunciou os nomes de duas novas vice-presidentes. Melissa Cabral, atual diretora de Operações, será vice-presidente de Operações de Farmácias. Ela substitui Renato Raduan, que assume o cargo de CEO da companhia a partir de 1º de janeiro de 2025. A executiva está na empresa há mais de 26 anos. Terá sob sua gestão 3,1 mil farmácias Raia e Drogasil em todo o Brasil.

Juliana Lopes e Melissa Cabral/RD Saúde | Imagem: divulgação

Juliana Lopes será vice-presidente Comercial e de Marcas Próprias. Ela substitui Marcello de Zagottis, que assumirá o cargo de COO em janeiro. Atual diretora comercial da companhia, Juliana Lopes tem passagem também pela McKinsey & Company.

Com as mudanças, a RD Saúde passa a ter, então, três vice-presidências ocupadas por mulheres. Maria Susana de Souza já ocupa a posição de vice-presidente de Gente, Cultura e Sustentabilidade.


Solução sustentável para agricultores vence JA Startup 2024

Um grupo de estudantes do Rio de Janeiro conquistou o primeiro lugar no concurso nacional JA Startup 2024, promovido pela ONG Junior Achievement (JA) Brasil e pela StartSe. O projeto vencedor, “Gaia”, é uma Inteligência Artificial desenvolvida para promover a sustentabilidade e fortalecer a bioeconomia de pequenos agricultores, acessível por meio do WhatsApp.

Prêmio JA Startups | Imagem: divulgação

O sistema oferece monitoramento em tempo real e recomendações personalizadas para otimizar a produtividade agrícola de forma sustentável, utilizando dados via satélite e profissionalizando os agricultores. A premiação prevê o pagamento de R$ 10 mil, mentorias com especialistas e passagens aéreas para dois integrantes da equipe para imersão no Vale do Silício, nos Estados Unidos, promovida pela StartSe.

Criado em 2019, o Programa JA Startup é uma iniciativa da ONG Junior Achievement (JA) Brasil, em parceria com a StartSe. A competição visa mobilizar e premiar startups com propostas inovadoras para problemas da sociedade. Pela primeira vez, o evento teve como tema central os desafios relacionados ao clima e ao meio ambiente.

*Jornalista, sócio e CEO da Ovo Comunicação.