LIDERANÇA

Ana Carla Abrão será diretora-presidente da estrutura de governança do Open Finance

Eleição da executiva ocorre cerca de um mês depois da definição dos conselheiros da recém-criada Associação Open Finance

Ana Carla Abrão/Associação Open Finance
Ana Carla Abrão/Associação Open Finance | Imagem: reprodução/LinkedIn

A recém-criada Associação Open Finance, que representa a estrutura definitiva de governança do Open Finance no Brasil, elegeu Ana Carla Abrão Costa como sua diretora-presidente. A escolha ocorreu nesta quinta-feira (9/1) durante votação do Conselho de Administração da estrutura. A definição vem cerca de um mês depois que houve a eleição dos conselheiros.

O novo modelo de estrutura definitiva de governança entrou em vigor no começo deste ano. Nesse formato, há 11 assentos, representados por associações que reúnem desde grandes bancos a Instituições de Pagamento (IPs) independentes, passando por cooperativas. A novidade é a entrada de Zetta e Init, que representam algumas das maiores fintechs do País e Iniciadores de Transação de Pagamento (ITPs), respectivamente.

Em nota, a Zetta – que indicou Ana Carla – disse que a executiva reforçará a condução técnica e estratégica do Open Finance no Brasil. Para a entidade, a estrutura definitiva de governança do ecossistema é um marco para que essa agenda siga avançando e promovendo mais competitividade no setor financeiro.

Economista pela Universidade de Brasília e com doutorado pela FEA/USP, Ana Carla tem mais de 20 anos de experiência no setor financeiro. Até novembro de 2024, ocupou o posto de vice-presidente de Novos Negócios da B3. Antes, foi sócia da consultoria Oliver Wyman, diretora do Itaú Unibanco e economista-chefe da Tendências Consultoria. Sua carreira inclui, ainda, passagens pelo Banco Central e pela Secretaria da Fazenda de Goiás.