A Friday, assistente financeiro com uso de Inteligência Artificial (IA), lançou uma funcionalidade que permite pagar contas com apenas uma mensagem no WhatsApp, usando saldo de qualquer banco integrado ao Open Finance. O processo se dá por meio da iniciação de pagamento, em parceria com a fintech Iniciador. Com a novidade, a Friday prevê movimentar R$ 500 milhões neste ano.
Os clientes da fintech já usavam o assistente para automatizar e pagar boletos e contas de consumo. Porém, era necessário ter saldo no aplicativo. Agora, com o novo recurso, a IA da Friday “puxa” o dinheiro automaticamente da conta que o cliente tiver autorizado o compartilhamento de dados.
“A partir do simples consentimento do usuário, conseguimos pagar suas contas sem que ele precise se preocupar com transferência de fundos para o pagamento. Além disso, ele tem visibilidade de tudo por meio de comprovantes e relatórios em tempo real”, explicou Pedro Gomes, fundador e co-CEO da Friday, em nota.
A fintech já prepara outras soluções por meio do compartilhamento de dados via Open Finance, de acordo com Felipe Castro, fundador e co-CEO da fintech. “Já estamos mirando a resolução de outras dores da vida financeira com um simples ‘sim’, como investimentos e sugestões financeiras personalizadas”, disse.
Criada em 2019, a Friday tem um assistente que busca e centraliza todas as despesas, lembra datas de vencimento, realiza pagamentos com um comando por WhatsApp, envia comprovantes e organiza relatórios detalhados de gastos automaticamente. Desde o início das operações, a fintech transacionou mais de R$ 350 milhões.
No ‘Zap’
Bancos e fintechs vêm aproveitando a popularidade do WhatsApp no Brasil para avançar com a iniciação de pagamento. O Banco do Brasil (BB) foi o primeiro banco a permitir transações usando recursos de outras contas, por meio do app de mensagens, com lançamento em outubro de 2022.
Outro exemplo é a Magie, conta que funciona 100% no WhatsApp. Desde novembro do ano passado, a fintech possibilita que seus usuários façam pagamentos e transferências por Pix, recorrendo ao saldo em diferentes instituições.