PAGAMENTOS

Mercado Pago passa a oferecer Pix para turistas brasileiros na Argentina

Funcionalidade será liberada de forma progressiva para estabelecimentos que usam a maquininha "Point Smart" do banco digital

Mercado Pago, agora com Pix na Argentina
Mercado Pago, agora com Pix na Argentina | Imagem: divulgação

O Mercado Pago está levando o Pix para a Argentina. O banco digital do Mercado Livre anunciou que a partir de hoje (4/2) estabelecimentos no país vizinho que usam as maquininhas “Point Smart” começam a oferecer aos turistas brasileiros a possibilidade de pagar com Pix por QR Code. A funcionalidade será liberada de forma progressiva e, em breve, estará disponível para toda a base de vendedores.

Em nota, o Mercado Pago diz que o objetivo é fomentar o consumo na Argentina, oferecendo aos viajantes brasileiros uma alternativa prática e econômica para pagamentos no exterior. Para os comerciantes, a solução permite receber o dinheiro na hora na conta, com custos mais baixos por transação. Além disso, possibilita atrair mais clientes brasileiros numa época de alta temporada do turismo no país latino.

Em 2024, os brasileiros se destacaram como os principais visitantes estrangeiros na Argentina, representando 22% do total, de acordo com o Instituto Nacional de Estadística y Censos de la República Argentina (INDEC).

“Somos um dos maiores incentivadores do Pix e suas funcionalidades no Brasil desde suas primeiras transações. Agora, estamos trazendo mais essa facilidade para turistas que visitam a Argentina, o que reforça o compromisso do Mercado Pago em conectar o ecossistema financeiro da América Latina”, disse Priscila Faro, executiva responsável por Legal no Mercado Pago no Brasil, na nota.

O Mercado Pago se junta a outras empresas, como PagBrasil e Fiserv, que vêm “exportando” o Pix para países vizinhos na América Latina, assim como para regiões que costumam atrair turistas brasileiros, a exemplo de Miami e Flórida (nos Estados Unidos) e Portugal.