“Em algum momento, vamos ficar sem brasileiros – a menos que os brasileiros comecem a ter muito mais bebês”. A frase foi dita pelo presidente global do Nubank, David Vélez, durante entrevista ao programa Nu Videocast – Prioridades para 2025, publicado no canal do YouTube do banco digital nesta segunda-feira (24/2). Vélez destacou que o crescimento contínuo no Brasil depende cada vez mais de aumentar o engajamento da base de clientes atual.
Com 60% da população adulta brasileira já utilizando o Nubank, a estratégia do banco digital é oferecer mais produtos e serviços para elevar a receita média por cliente. Segundo o Banco Central, no ano passado o Nu passou o Itaú em quantidade de clientes.
O foco para 2025 inclui crescer no segmento de alta renda e fortalecer sua investida beyond banking – de venda de viagens e telefonia móvel. “Não é só o segmento bancário que tem complexidades, esses setores também. Nossa missão é simplificar”, disse. Vélez foi direto ao falar sobre o desafio no segmento de alta renda: “Não temos uma fatia significativa da carteira. Somos usados como o cartão de crédito ou conta secundário ou, às vezes, até terciário”.
Outro destaque para 2025 é o crédito consignado. Em 2024, o Nubank registrou um crescimento de 650%, encerrando o ano com mais de US$ 1 bilhão em portfólio. No mercado de FGTS, o banco alcançou mais de 30% das novas originações e firmou contratos com diversas entidades estaduais.
Private banker para todos
Vélez também ressaltou o desenvolvimento do ‘AI Private Banker’, uma plataforma de Inteligência Artificial (IA) que busca oferecer serviços financeiros personalizados, especialmente para clientes de menor renda. ‘A ideia é dar a experiência que o 1% mais rico tem hoje para os 50% mais pobres’, disse.
O Nubank terminou 2024 com receita de US$ 11,5 bilhões, um aumento de quase 60%. A base de clientes subiu de 94 milhões para 114 milhões, e o lucro dobrou, alcançando quase US$ 2 bilhões. “Talvez sejamos uma das poucas instituições financeiras do mundo que conseguiram crescer quase 60% e, ao mesmo tempo, gerar um retorno sobre o patrimônio líquido de 28%”, comentou.
No México, o Nubank quase dobrou a base de clientes, chegando a 10 milhões de usuários. “Há mais de 120 milhões de habitantes no México, mas apenas 12% de adesão no cartão de crédito. É uma oportunidade incrível para o Nubank”, afirmou Vélez.
Para 2025, o banco pretende seguir crescendo na Colômbia e iniciar os primeiros passos para a expansão global, com a expectativa de anunciar uma estratégia pública até o final do ano.