
Conhecida pela atuação no setor de franquias, a plataforma de gestão financeira F360 ampliou sua atuação no varejo independente em 2024. No ano passado, a fintech também começou a oferecer antecipação de recebíveis, avançou no Open Finance e passou a utilizar mais Inteligência Artificial (IA) em suas soluções. O resultado das iniciativas foi um faturamento de R$ 40 milhões, alta de 40% em relação ao ano anterior. Para 2025, a expectativa é manter o ritmo de expansão e chegar a uma receita de R$ 55 milhões.
De acordo com Henrique Carbonell, CEO e fundador da F360, a diversificação no perfil de clientes foi um dos destaques de 2024. “Continuamos crescendo no franchising, mas 65% das novas aquisições [de clientes] já são fora desse mercado, no ‘mar aberto'”, conta ele, em entrevista exclusiva ao Finsiders Brasil.
A fintech passou a atender pequenos e médios varejistas de diferentes setores, assim como avançou na venda de sua solução de conciliação de cartões por API para grandes empresas. API é a sigla em inglês para interfaces de programação de aplicação. Atualmente, a F360 soma mais de 15 mil pontos de venda (PDVs) como clientes. A base cresceu 35% entre 2023 e 2024, diz o CEO.
Crédito
Também no ano passado, a fintech deu início a uma operação de antecipação de recebíveis de cartões dentro da própria plataforma de gestão. O produto, cujo piloto começou em 2023, ainda não está disponível para toda a base de clientes por “questões estratégicas”, afirma Henrique, sem dar detalhes. “A aceitação tem sido uma grata surpresa. E para nosso perfil de clientes, a experiência é tão importante quanto a taxa”, diz o CEO.
O empreendedor conta que a empresa está buscando consolidar o funding (fonte de financiamento) dessas operações. Neste momento, trabalha com um parceiro financeiro e, posteriormente, planeja estruturar o próprio Fundo de Investimento em Direitos Creditórios (FIDC). “Temos um ativo importante na mão que é a antecipação de cartão de crédito, com risco extremamente baixo. Apostamos muito nesta frente em 2025.”
A antecipação de recebíveis é, assim, o primeiro passo da F360 na integração de produtos e serviços financeiros em seu sistema de gestão. “Hoje já temos nos posicionado como uma plataforma para o cliente consolidar todas as informações do contas a receber. No médio prazo, queremos trazer cada vez mais o internet banking para dentro da plataforma, possibilitando que os clientes paguem todas as contas nela”, observa. Para isso, a fintech planeja incorporar o serviço de iniciação de pagamento, provavelmente em 2026.
Open Finance e IA
Desde 2023, a F360 permite que as empresas clientes compartilhem os dados bancários via Open Finance. Há dois anos, esse recurso tinha apenas 400 contas conectadas e estava em operação restrita. Hoje, já são mais de 8 mil contas conectadas, revela o CEO. “O Open Finance é uma estratégia consolidada na base. É uma funcionalidade que tira o atrito de precisar ficar acessando o internet banking“.
Conforme Henrique, a F360 também vem recorrendo mais à Inteligência Artificial (IA). A tecnologia já é usada no motor de conciliação de cartões e agora começa a ser testada para oferecer insights aos clientes. “Hoje, o cliente já consegue ver quando há uma variação importante em uma linha de despesa. O próximo passo é entregar esse tipo de alerta automaticamente, com sugestões de ação”, conta.