Cartão de crédito é garantia real? A Destrava Aí, fintech pioneira em infraestrutura de gestão de garantias de recebíveis, tem uma solução que mitiga o risco das operações de crédito para seus clientes usando, exatamente, recebíveis de cartões. Foi o que aconteceu recentemente com o fundo de recebíveis Yaaleh. A Destrava Aí permitiu que o fundo voltasse a fazer negócios com um cedente que estava previamente inadimplente. Desta vez, com a proteção da garantia de recebíveis de cartões. A operação inicial tinha ocorrido na modalidade de crédito clean, ou seja, sem garantias. Já a segunda operação foi na modalidade conhecida como “crédito fumaça”, isto é, com a garantia de recebíveis de cartões.
O Yaaleh buscava renegociar essa dívida há meses. Porém, o cedente não demonstrava interesse no pagamento, nem possuía outras garantias suficientes para uma extensão de sua linha de crédito. Para mudar o cenário, a gestora propôs uma renegociação estruturada com duas garantias: alienação fiduciária de imóveis e cessão fiduciária de recebíveis de cartões. E esta última foi viabilizada pela Destrava Aí.
A solução de gestão de garantias da Destrava Aí permitiu, então, a constituição online da garantia de recebíveis. E com atualização diária dos riscos desses recebíveis a partir do dia seguinte à criação. Durante o monitoramento foi identificada uma tentativa do devedor de burlar a operação por meio da criação de novos CNPJs para redirecionar as vendas e de uma antecipação com o adquirente nos CNPJs onde já existiam recebíveis performados. Clássico risco de “fuga de garantias”, uma objeção comum aos que já viram garantias com recebíveis de cartões não darem certo.
Manobra
Assim que a manobra foi detectada, a Yaaleh executou o comando do bloqueio, e a Destrava Aí rapidamente adicionou novos recebíveis para atingir o novo CNPJ. Dessa forma, assegurou a proteção do credor nas garantias e o consequente recebimento dos valores devidos à Yaaleh. Vale destacar que parte dos recebíveis ainda constavam como “a performar”. Ou seja, não havia saldos exibidos no dado bruto das registradoras, o que reforça a importância do monitoramento contínuo e da conciliação diária “dos recebíveis ao extrato” da solução da Destrava Aí.
Neste sentido, ao realizar a antecipação total do fluxo de recebíveis, o devedor sem saber gerou uma liquidação total do saldo colateralizado na conta escrow. Esse recebimento cobriu grande parte do risco da operação, invertendo a pressão financeira contra o cliente inadimplente. Assim, garantiu o pagamento integral da dívida que havia sido antecipada ao fundo. Com a solução da Destrava Aí, a Yaaleh conseguiu reverter uma situação de inadimplência e potencial fraude para alcançar um pagamento antecipado da dívida de forma rápida e eficiente. Todo o processo durou apenas 3 meses – período de carência da linha concedida – protegendo a linha de crédito concedida.
“A Destrava Aí rapidamente se tornou nosso melhor parceiro tecnológico, demonstrando preocupação genuína com nossos resultados e agilidade na implementação de melhorias necessárias para o crescimento”, afirma Felipe Ramos, sócio e diretor de operações da Yaaleh.
Registradoras de recebíveis
“No contexto do crédito com garantia de recebíveis, as registradoras de recebíveis têm um papel importante, no aspecto da segurança jurídica. Mas esse papel não é integral no sentido de controlar todos os riscos envolvidos na operação. Com a solução de gestão de garantias da Destrava Aí, as gestoras têm disponível uma solução plug-and-play, com geração automática de contas escrow, conciliação automática dos recebíveis-ao-extrato, avaliação de riscos, dashboard de operações e todas as funcionalidades necessárias para iniciar rápido e crescer com segurança”, comenta Cesare Rollo Iacovone, fundador e CEO da Destrava Aí.
Para saber mais sobre este case de sucesso e como a solução da Destrava Aí pode beneficiar sua operação, entre em contato com nossos especialistas pelo site.
Entre em contato com o Yaaleh neste link e traga para sua empresa as melhores e mais modernas soluções de crédito.