O Nubank anunciou nesta quinta-feira (24/4) que o Nu México, sua subsidiária no país, recebeu aprovação da licença de banco múltiplo pela Comissão Nacional de Bancos e Valores Mobiliários (CNBV), principal regulador do setor bancário por lá. O México é o segundo maior mercado para o Nubank, atrás apenas do Brasil.
Hoje, o Nu México opera como Sociedade Financeira Popular (Sofipo). Essa é uma modalidade de instituição financeira no país latino, ou um “passo anterior” do aval para operar como um banco completo. Para avançar no mercado mexicano, o banco digital havia comprado em setembro de 2021 a fintech local Akala, que já operava como Sofipo. Agora será a primeira desse tipo de instituição a virar um banco no país.
O Nubank desembarcou no México em 2019. Atualmente, soma 10 milhões de clientes e vem ampliando o portfólio de produtos e serviços nos últimos anos. O portfólio atual inclui cartão de crédito, conta digital, empréstimos pessoais, entre outras soluções. O volume de depósitos dos clientes atingiu US$ 4,5 bilhões no último trimestre de 2024. De acordo com a fintech, o modelo de negócios 100% digital permitiu que a instituição atingisse 98% dos municípios do México, incluindo áreas rurais.
Assim que iniciar suas operações bancárias, o Nubank diz que passará a oferecer maiores limites de depósito e uma conta salário, além de multiplicar por 16 vezes a cobertura do seguro de depósito por meio do Instituto para a Proteção da Poupança Bancária (IPAB).
Segundo David Vélez, CEO e fundador do Nubank, o México é fundamental na estratégia global da empresa. “Investimos mais de US$ 1,4 bilhão no mercado, não apenas em crescimento, mas também para impulsionar a inovação e elevar os padrões do setor financeiro local”, disse, em nota. “Com este marco, continuaremos trabalhando para fortalecer nossa oferta diferenciada, que já teve um impacto significativo no México ao promover o hábito de guardar dinheiro e melhorar o acesso ao crédito”, afirmou Iván Canales, gerente geral do Nu México.
Concorrência
Segunda maior economia latino americana, o México vem atraindo outros bancos brasileiros, dos tradicionais aos digitais. Players como Bradesco, Mercado Pago e Revolut têm buscado avançar vem território mexicano.
O Revolut, por exemplo, recebeu a licença de banco múltiplo há um ano. Já o Mercado Pago anunciou também em 2024 que havia pedido autorização para atuar como instituição bancária no país.