RANKING

Bradesco, Inter e PagSeguro lideram lista de reclamações contra bancos do BC

Lista dos Top 5 em queixas dos clientes no primeiro trimestre de 2025 traz ainda C6 Bank e BTG Pactual/Pan

Reclamações
Reclamações | Imagem: Adobe Stock

Bradesco, Inter e PagSeguro lideram a lista de reclamações contra as 15 maiores instituições financeiras no primeiro trimestre deste ano. O ranking é do Banco Central (BC). C6 e BTG Pactual/Pan também aparecem no “Top 5”. A classificação segue o critério da proporcionalidade, ou seja, é uma estimativa de reclamações procedentes por milhão de clientes da instituição ou do conglomerado.

A reclamação mais frequente no período foi sobre irregularidades relativas a integridade, confiabilidade, segurança, sigilo ou legitimidade das operações e serviços relacionados a cartões de crédito. Em segundo lugar aparece a insatisfação com o atendimento prestado pelo SAC ou central de relacionamento. Em seguida, vêm irregularidades relativas a integridade, confiabilidade, segurança, sigilo ou legitimidade dos serviços relacionados a operações de crédito, exceto consignado.

Fonte: Banco Central (BC)

Considerando todas as outras instituições menores, a Ame Digital (e sua controlada Parati) é a campeã disparada de reclamações: foram 120 consideradas procedentes, para um total de 43,3 mil clientes – o que resultou em um índice de 2.767,99. O Banco Inbursa e a Pay4Fun estão em segundo e terceiro lugares nesse ranking.

Crédito consignado

O tema “crédito consignado” também foi responsável por muitas reclamações no período. E mal começarem as operações do novo consignado privado, o “crédito do trabalhador“, que estreou em 25/3.

Irregularidades relativas a integridade, confiabilidade, segurança, sigilo ou legitimidade dos serviços relacionados a operações de crédito consignado ocuparam o quinto lugar entre as com mais queixas. Elas incluem cobranças em duplicidade, demora na liberação do crédito e falhas operacionais em relação à margem consignada, entre outras. Já oferta ou prestação de informação sobre crédito consignado de forma inadequada aparece em sexto lugar no ranking. Elas dizem respeito principalmente a prestação de informações insuficientes para os clientes decidirem pelo crédito.

Em relação à quinta razão de reclamações, as cinco instituições com mais queixas foram Bradesco, Itaú, Facta Financeira, Agibank e Banco Inbursa. Facta e Agibank também estão na lista da sexta maior razão de queixas, no primeiro e segundo lugares. Depois aparecem C6, Mercantil e Inbursa.