A Estrutura do Open Finance Brasil informou hoje, dia 20/6, que o Nubank é a 21a. instituição a cumprir todas as etapas do processo de onboarding de iniciadoras de pagamento – portanto, está apta a iniciar o serviço de iniciação de transações de pagamento Pix no contexto do Open Finance Brasil. No último dia 12, o Banco BV foi anunciado como a 20a. a cumprir as exigências.
O iniciador de transação de pagamentos é um tipo de instituição de pagamento criado em 2021 pelo Banco Central, para atuar no Open Banking e no Pix. Confira a Resolução BCB 24.
O iniciador de pagamentos é responsável por disparar o comando do cliente pagador, mesmo sem deter a conta dele, e faz o recurso cair diretamente na conta do recebedor. Cabe ao iniciador tão somente esse pontapé inicial, ou seja, ele não pode nem precisa ter acesso aos fundos movimentados pelo cliente.
Na época, o BC afirmou que o objetivo era promover inovações e aumentar a concorrência na prestação de serviços de pagamento, uma vez que o serviço de iniciação possibilita o comando de pagamentos por meio de diferentes instituições, a pedido do cliente, independentemente de onde estão domiciliadas as contas envolvidas na transação. “Qualquer instituição iniciadora de transação de pagamento poderá comandar uma transação do Pix em qualquer instituição detentora de conta de depósito ou de pagamento.”
Abaixo, a lista completa dos 21 bancos e fintechs aptos a exercer a função:
Banco Bradesco
Banco BTG Pactual
Banco BV
Banco do Brasil
Banco Mercantil do Brasil
Banco
XP
Celcoin
Ebanx IP
Efí
Hub Pagamentos
Inter
Itaú Unibanco
Mercado Pago
Nubank
Parati
PicPay
Quanto Network
Sicoob
SICRED
IU4C
Unicred