'CROSS-BORDER'

PayPal une sistemas de pagamentos em plataforma global; Pix fica de fora (por enquanto)

Gigante norte-americana fechou parceria com Mercado Pago para "explorar oportunidades em pagamentos internacionais"

Pagamentos e transferências
Pagamentos e transferências | Imagem: Adobe Stock

A big tech norte-americana PayPal anunciou nesta terça-feira (23/7) o lançamento do PayPal World, plataforma que pretende integrar carteiras digitais e sistemas de pagamento de diferentes países em um único ambiente. De acordo com a empresa, a iniciativa começa com parcerias que somam quase dois bilhões de usuários, incluindo Venmo (sistema de pagamentos móveis controlado pelo PayPal), Mercado Pago, UPI (da Índia) e Weixin Pay (da chinesa Tencent).

A previsão é que o PayPal World entre em operação ainda neste ano no Hemisfério Norte. Os parceiros iniciais estarão conectados ao PayPal e ao Venmo, com novos participantes sendo integrados gradualmente. A solução estreia sem conexão com o Pix, sistema de pagamento instantâneo brasileiro, considerado um case mundial e atualmente na mira do governo de Donald Trump.

Conforme comunicado do PayPal, a proposta da nova plataforma é permitir que os consumidores usem suas carteiras digitais locais para pagar empresas, fazer compras internacionais (comércio físico, online ou por agentes de Inteligência Artificial – IA) e transferir dinheiro entre países. “Enviar dinheiro para o mundo todo será tão simples quanto enviar uma mensagem de texto”, disse a empresa.

Por exemplo, um usuário da UPI na Índia que quiser comprar um par de tênis em uma loja online nos EUA, ao clicar no botão do PayPal na finalização da compra, verá o botão da UPI para concluir a transação. Outro caso: usuários do PayPal poderão fazer compras na China escaneando um QR code do Weixin Pay.

“Mover dinheiro entre fronteiras é algo extremamente complexo, mas essa plataforma tornará isso incrivelmente simples para quase dois bilhões de consumidores e empresas. Acreditamos que as mudanças anunciadas hoje têm potencial para transformar o setor. Estamos ansiosos para receber ainda mais carteiras digitais e seus usuários em breve”, disse Alex Chriss, presidente e diretor-executivo (CEO) do PayPal, no comunicado.

Oportunidades e futuro

Com o Mercado Pago, banco digital do Mercado Livre, o PayPal informa que vai “explorar oportunidades em pagamentos internacionais” por meio da nova plataforma. “Esta parceria reúne nossas forças coletivas para simplificar o comércio transfronteiriço, com base no sucesso que cada um de nós já conquistou em nossos respectivos mercados” afirmou Osvaldo Gimenez, CEO do Mercado Pago, no comunicado.

De acordo com o PayPal, a nova plataforma foi construída com APIs abertas e infraestrutura em nuvem para garantir compatibilidade com múltiplas tecnologias e dispositivos. A empresa afirma ainda que o sistema está preparado para suportar pagamentos realizados com agentes de IA e, futuramente, integrar funcionalidades como stablecoins e botões de pagamento dinâmicos.