A Zetta, associação que representa instituições financeiras e de pagamento brasileiras, assinou nesta quarta-feira (30/7) acordo de parceria com a FinTech México, principal associação de fintechs daquele país. Em nota, a Zetta informou que o objetivo do acordo é promover o debate regulatório e a troca de experiências que fomentem a competitividade no setor de meios de pagamento na América Latina.
O acordo prevê o intercâmbio de estudos e análises econômicas e financeiras. E, ainda, a realização conjunta de eventos, além da troca de experiências e boas práticas relacionadas ao setor financeiro. “Essa aliança representa um passo importante para estudar experiências positivas de ambos os mercados”, afirmou em nota Eduardo Lopes, presidente da Zetta. “Vamos adaptar soluções que se ajustem à realidade de cada ambiente regulatório, respeitando o contexto local e promovendo sinergias reais”.
Com esse movimento, Zetta e FinTech México esperam fomentar um ecossistema financeiro mais inclusivo, competitivo e digital nos países latino-americanos. E “inspirar avanços regulatórios que reflitam as melhores práticas internacionais, sem ignorar as particularidades de cada país”.
“Essa colaboração estratégica representa uma oportunidade valiosa para compartilhar dados, boas práticas e aprendizados que fortaleçam o ecossistema fintech em ambos os países. Unir esforços permitirá continuar impulsionando um setor mais inovador, inclusivo e em constante crescimento”, destacou Claudia Núñez Sañudo, diretora-geral da FinTech México.
A FinTech México representa um grupo diverso de empresas comprometidas com a inovação financeira, a inclusão digital e o desenvolvimento responsável do ecossistema fintech. Sua missão é fomentar um sistema financeiro mais competitivo, dinâmico e resiliente, por meio do diálogo regulatório construtivo, da educação digital e da inovação contínua.