REFORÇO

Fintech Akua traz Edison Raposo, ex-Mastercard, como conselheiro e investidor

Segundo a empresa, ele chega para reforçar a estratégia de crescimento da empresa com sua experiência no ecossistema financeiro regional

Edison Raposo/Akua | Imagem: divulgação
Edison Raposo/Akua | Imagem: divulgação

A Akua, fintech que atua com processamento de pagamentos na América Latina, anuncia Edison Raposo, ex-vice-presidente de Vendas da Mastercard, como novo conselheiro e investidor. Com quase 16 anos na Mastercard e mais de 25 anos de atuação no setor, ele chega para “reforçar a estratégia de crescimento da empresa com sua experiência no ecossistema financeiro regional”, disse a Akua em nota.

Na Mastercard Brasil, Edison foi responsável por estruturar a vertical de neobancos, que abriu caminho para grandes bancos digitais. Também liderou a área de Non Financial Institutions, desenvolvendo negócios com os maiores varejistas da América Latina. Na Colômbia, impulsionou o modelo aberto, expandindo o alcance das instituições locais com a adoção de trilhos globais.

“Construir infraestrutura de pagamentos na região exige visão, experiência prática e liderança com propósito. Edison reúne tudo isso e será peça-chave no avanço da Akua”, afirmou Carlos Marín, CEO da Akua, em nota.

Antes de sua passagem pela Mastercard, Edison ocupou cargos de liderança em instituições como Itaú e GPA.

“Estou muito satisfeito com a oportunidade de ajudar a construir uma cultura sólida, baseada em equipes de alta performance, compromisso genuíno e relacionamentos pautados pela confiança – em prol de uma nova era no processamento de pagamentos que continuará transformando o ecossistema financeiro da América Latina”, disse Edison, na nota.

Criada por Carlos Marín (Colômbia), Juan José Behrend (Uruguai) e Rodrigo Rodrigues (Brasil), a Akua é uma plataforma nativa em nuvem, escalável e impulsionada por Inteligência Artificial (IA).

“A filosofia da Akua nos permite crescer de forma consistente. E não basta fazer bem, é preciso fazer com decência. É assim que pensamos a experiência para nossos clientes e capacitamos cada membro da equipe a agir como CEO da sua parte do negócio”, comapletou Raposo.

No ano passado, a empresa captou mais de US$ 4 milhões em rodada seed e prepara a expansão para novos mercados latino-americanos.