
A N5X, plataforma completa para negociação de energia, celebra seu primeiro ano de operação. Ao todo, são 2,83 TWh de energia e R$ 584 milhões transacionados em sua plataforma. No período, o número de empresas ativas na plataforma cresceu 435%. A lista inclui gigantes do setor, como Auren, Casa dos Ventos, Danske, Eletrobras, Eneva, Genco, Minerva, Newcom e Statkraft.
De acordo com Dri Barbosa, CEO da N5X, a evolução reflete a consolidação da operação, a maturidade dos processos de onboarding e o valor percebido pelos clientes em relação à proposta do negócio. “Nos últimos 12 meses tivemos uma evolução contínua construída em parceria com os principais participantes institucionais do mercado para entregar uma plataforma segura, estável e com governança neutra”, comenta Barbosa.
Entre os destaques deste primeiro ano estão a Boleta N5X, que possibilita a formalização das negociações bilaterais de contratos de energia elétrica no mercado livre, e a Tela N5X. Nessa última, os participantes institucionais podem cadastrar suas políticas de risco de contraparte, além de acompanhar em tempo real a execução de suas ordens.
A N5X também disponibiliza um chat profissional seguro e rastreável, assim como APIs de Market Data e Post Trade. “O crescimento da N5X tem sido consistente: foram 37 novas funcionalidades entregues em 12 meses. A plataforma já conta com integração com Glorian, Norus, Paradigma, Sydle e Thunders. Esses são os principais ETRMs (Energy Trading and Risk Management Systems) do mercado”, afirma Michel Maranzana, diretor de Clientes da N5X.
*Jornalista, sócio e CEO da Ovo Comunicação.