'EMBEDDED FINANCE'

inDrive, rival de Uber e 99, entra em serviços financeiros

Plataforma de mobilidade lança empréstimo pessoal para motoristas parceiros no Brasil e planeja novas soluções nessa frente

Stefano Mazzaferro (sentado) e Alexander Kurchin/inDrive
Stefano Mazzaferro (sentado) e Alexander Kurchin/inDrive | Imagem: Danylo Martins

A inDrive, plataforma global de mobilidade, começa a fazer os primeiros movimentos em serviços financeiros no País. Depois de disponibilizar a opção de pagamento por Pix via Open Finance, a empresa anunciou nesta quarta-feira (20/8) uma linha de empréstimo pessoal para os motoristas parceiros. A solução faz parte do inDrive Money, vertical de serviços financeiros da companhia, recém-lançada no Brasil e disponível em outros países na América Latina, como México, Colômbia e Peru.

De acordo com Stefano Mazzaferro, country manager da inDrive no Brasil, a estratégia da empresa no setor financeiro, com soluções embarcadas na plataforma (embedded finance), não deve parar por aí. “Dando certo esse piloto com os motoristas, facilmente podemos levar o produto para o passageiro. Porque, no final das contas, a necessidade financeira é do brasileiro, não do motorista especificamente”, diz o executivo, em conversa com o Finsiders Brasil, no evento de lançamento do inDrive Money.

A expectativa é testar novas soluções financeiras no futuro, como evolução natural da incursão feita no setor, afirma Stefano. “Não vai ser no curtíssimo prazo, mas dando certo esse empréstimo para os motoristas, pode ser [que tenhamos] cartão de crédito, seguro, qualquer coisa que tenha a ver com o serviço”, diz ele. Em outros países, por exemplo, o InDrive já vem experimentando a oferta de uma modalidade de crédito para passageiros nos moldes do “compre agora, pague depois” (BNPL, na sigla em inglês).

No caso do empréstimo para motoristas, a ambição da InDrive é atingir de 30% a 40% da base nos próximos seis a oito meses. A projeção foi dada por Alexander Kurchin, responsável por Negócios e Crescimento do inDrive Money. Atualmente, a plataforma contabiliza 1,6 milhão de motoristas cadastrados e mais de 21 milhões de usuários no Brasil.

Desconto automático

A contratação do crédito ocorre no próprio app da inDrive. Os empréstimos são de até R$ 3 mil, com prazo de pagamento em cinco meses. O Custo Efetivo Total (CET) da operação varia entre 10% e 14% ao mês, conforme a análise de perfil de risco do cliente. “O produto compete com linhas de curto prazo como cheque especial”, diz Stefano. As parcelas são descontadas automaticamente do valor que o motorista recebe por suas corridas feitas na plataforma, explica ele.

Para colocar de pé o empréstimo, a inDrive fechou um acordo com a EmpreX, especializada em crédito pessoal. A fintech fornece a infraestrutura tecnológica, o score de crédito e os recursos (funding) para as operações. Alexander contou que um dos diferenciais do produto de crédito é a utilização de dados internos da inDrive sobre renda e atividade dos motoristas. “Normalmente, não vamos a birôs de crédito para verificar essas pessoas”, disse.

Fundada em 2012 na Sibéria, a inDrive opera em 48 países. No Brasil, hoje um de seus cinco maiores mercados, a empresa está desde 2018. Por aqui, a plataforma tem atuação em mais de 200 cidades. O negócio principal é o transporte de passageiros, mas a empresa diz que vem crescendo em delivery e serviço de frete. Em alguns países, também testa entrega de comida. Em sete anos no Brasil, a empresa estima ter gerado impacto econômico de R$ 10 bilhões, considerando corridas, investimento, gastos com salários, marketing etc.

Concorrência

Se a inDrive compete em corridas com as bem estabelecidas Uber e 99, não é diferente quando o assunto é serviço financeiro. A 99, por exemplo, começou a conceder crédito para usuários em 2022. E desde novembro de 2024 tem uma licença de Sociedade de Crédito Direto (SCD), um dos tipos de fintech de crédito reguladas pelo Banco Central (BC).

A Uber, por sua vez, lançou em 2021 sua conta digital em parceria com o Digio, do Bradesco. Por meio da Uber Conta, os motoristas têm acesso ao recebimento instantâneo dos ganhos logo após as viagens, além de produtos financeiros como empréstimos pessoais e seguros. Em entrevista ao Finsiders Brasil, em novembro de 2024, Marco Cruz, responsável pelo desenvolvimento de negócios da Uber no Brasil, comentou que a empresa vê a conta digital como uma forma de engajamento dos motoristas.