O Google anunciou nesta terça-feira (16/9) o lançamento de um protocolo para pagamentos com agentes de Inteligência Artificial (IA). O Agent Payments Protocol (AP2) é fruto de parceria com mais de 60 empresas de tecnologia e de pagamentos. Entre elas estão Adyen, American Express, Mastercard, PayPal, Coinbase e Revolut. A novidade foi divulgada pela big tech no blog do Google Cloud.
De acordo com a publicação, a iniciativa tem como objetivo estabelecer padrões para transações feitas por agentes de IA. “Agentes de Inteligência Artificial são capazes de transacionar em nome dos usuários”, escreveu o Google. Isso “cria a necessidade de estabelecer uma base comum para autenticar, validar e transmitir com segurança a autoridade de um agente para realizar transações.”
O protocolo, conforme a empresa, busca responder a três questões-chave: autorização (garantir que o usuário concedeu ao agente poder para realizar uma compra específica), autenticidade (assegurar aos comerciantes que a solicitação do agente reflete, de fato, a intenção do usuário) e responsabilidade (definir como lidar em casos de fraude ou transações incorretas).
“O AP2 é um protocolo aberto e compartilhado que fornece uma linguagem comum para transações seguras e em conformidade entre agentes e comerciantes, ajudando a evitar um ecossistema fragmentado”, escreveu o Google na postagem. “Ele também oferece suporte a diferentes tipos de pagamento — de cartões de crédito e débito a stablecoins e transferências bancárias em tempo real.”