
A TESS, plataforma que reúne 250 modelos de Inteligência Artificial (IA) e tem 2,5 milhões de usuários no mundo, anuncia o lançamento do Tess 6, uma atualização que deve transformar o consumo de IA. A partir de agora, a empresa passa a oferecer uma carteira compartilhada de créditos de IA. Assim, usuários (pessoas físicas e jurídicas) não precisam ficar presos a um plano mensal. Então, quando precisarem usar a IA de forma mais intensa, basta comprar créditos que são convertidos integralmente em saldo na plataforma.
Em outras plataformas, cobram-se upgrades para expandir o uso, além de permitir apenas uma pessoa por conta. Esta realidade muda com o TESS 6, que permite depósito de créditos sem taxas e a possibilidade de compartilhar o acesso.
Além disso, a empresa também lançou um modelo proprietário que permite a criação e edição simultânea de textos, imagens, vídeos e áudio por meio de um único chat, o que potencializa a dinâmica de compra de créditos. “A ideia é ser um one stop shop de Inteligência Artificial”, diz Rica Barros, founder e CEO da Tess. “Um único depósito dá acesso a uma variedade de modelos, sem que o usuário precise fatiar as etapas do projeto.”
As APIs disponíveis incluem líderes do mercado, como GPT-5, Claude 4.5, Gemini 2.5, Nano Banana, Runway e dezenas de outras. Ao dispensar a necessidade de contratar múltiplas assinaturas, a integração elimina barreiras financeiras que tradicionalmente limitam o acesso à tecnologia de ponta.
IA Agêntica
O salto tecnológico da Tess em modo agêntico foi grande. A empresa atingiu a maior pontuação do mundo no GAIA Benchmark, principal medidor de performance agêntica do mundo, a frente da Manus AI e do próprio ChatGPT. “Não se trata de uma simples prateleira de modelos, mas de fazê-los interagir entre si a partir do pedido do usuário”, explica Rica.
É o que se chama de IA Agêntica. Um pedido de “campanha completa” para o lançamento de um aplicativo, por exemplo, fará a plataforma usar o saldo de créditos para orquestrar múltiplas IAs especializadas, aproveitando o melhor de cada uma. Em uma única conversa:
- O Nano Banana gera uma imagem-conceito para a campanha;
- O Seedream gera até 15 imagens promocionais consistentes com a identidade visual sugerida pelo Nano Banana;
- O VEO 3 produz um vídeo usando as imagens como referência;
- O ElevenLabs cria narrações profissionais;
- O Google Lyria compõe a trilha sonora do anúncio, e assim sucessivamente.
Isso gera economia para empresas que contratam a plataforma para suas equipes. Em planos familiares, o custo é até um terço inferior ao que se gasta com a contratação de serviços separados.
*Jornalista, sócio e CEO da Ovo Comunicação.