
A um mês da Black Friday 2025, com data marcada para última sexta-feira de novembro (28/11), a tendência é que o brasileiro use mais o Pix nas compras, assim como o crediário online. O cartão de crédito, no entanto, segue como o meio de pagamento predileto. É o que indica a pesquisa “Black Friday 2025 – Panorama do consumo”, divulgada nesta segunda-feira (27/10) pelo Mercado Livre e seu banco digital, o Mercado Pago.
De acordo com o levantamento, que ouviu mais de 42 mil clientes de ambas as empresas entre 14/10 e 20/10, o cartão de crédito se mantém como o principal instrumento de pagamento dos usuários na Black Friday. Porém, perdeu força. Se em 2024 mais da metade (54%) das pessoas optavam pelo cartão, agora a modalidade é preferida por 41% dos consumidores.
O Pix, por sua vez, avançou dez pontos percentuais entre um ano e outro – de 19% para 29%. Já o crediário online passou de 16% para 20%. Cartão de débito/saldo em conta ficou estável, saindo de 10% para 9%. O boleto seguiu residual, com 1%.

Parcelamento sem juros
De acordo com Felipe Castaño, diretor de Marketing e Crescimento do Mercado Pago no Brasil, o Pix vem crescendo ano a ano e é um meio de pagamento fundamental para as compras durante a Black Friday. Mas o cartão continua como líder na preferência, especialmente quando o parcelamento entra em jogo.
Segundo a pesquisa, 77% dos consumidores pretendem parcelar as compras neste ano, sendo que a maioria divide em até seis vezes. “Quanto maior o tíquete, mais relevante é o parcelamento. O brasileiro está mais planejado, confiante e buscando crédito de forma responsável”, disse.
Na edição deste ano da Black Friday, o Mercado Pago oferecerá parcelamento em até 21 vezes sem juros no cartão de crédito próprio. A condição, segundo o executivo, será válida por um período mais longo do que em 2024. “No ano passado, tivemos um intervalo curto com 24 vezes sem juros. Este ano, entramos desde já com 21 vezes e por mais tempo. E em breve teremos mais novidades sobre condições de parcelamento”, afirmou Felipe.
IA e cupons de desconto
Ainda conforme o levantamento, oito em cada dez brasileiros (81%) planejam as compras com antecedência. Quase metade (48%) pretendem usar ferramentas de Inteligência Artificial (IA) para comparar preços. Além disso, 47% das pessoas dizem que devem aproveitar a Black Friday para antecipar compras de fim de ano, como as do Natal.
Como parte de uma estratégia de marketing, em meio a uma concorrência acirrada com players como Amazon e Shopee, o Mercado Livre aposta em R$ 100 milhões em cupons de desconto. O valor é 150% acima do montante liberado em 2024. “O cupom é um dos principais gatilhos de compra, citado como decisivo por 76% dos consumidores”, afirmou Túlio Landin, diretor sênior de Marketplace do Mercado Livre.