Gerry Giacomán Colyer/Clara | Imagem: divulgação
Gerry Giacomán Colyer/Clara | Imagem: divulgação

A Clara, fintech especializada em gestão de despesas corporativas, anunciou nesta terça-feira (25/11) a captação de US$ 70 milhões em estrutura de dívida. Os recursos vêm das instituições BBVA Spark, Covalto e International Finance Corporation (IFC) – esse último braço financeiro do Banco Mundial.

De acordo com a Clara, o capital apoiará o crescimento dos produtos de cartão de crédito corporativo e pagamento de contas em suas operações no México e na Colômbia. Segundo a fintech, esse financiamento complementa a relação de dívida já existente com o Goldman Sachs. Com o banco norte-americano, a empresa vem fortalecendo sua parceria desde 2022.

“Estou confiante de que vamos empoderar muitas outras empresas, teremos um impacto social positivo e fomentaremos um ciclo virtuoso em toda a região”, afirmou Gerry Giacomán Colyer, cofundador e CEO da Clara, em nota.

O crédito do BBVA Spark, unidade de negócios do banco especializada em apoiar o ecossistema empreendedor e tecnológico, será utilizado para expandir os produtos de pagamento da Clara na Colômbia. “Temos orgulho em apoiar uma empresa que está fortalecendo companhias colombianas ao transformar a gestão de gastos corporativos”, disse Eduardo González, country manager do BBVA Spark na Colômbia e na Argentina, em nota.

Paralelamente, o financiamento do IFC e do Covalto, um banco mexicano com foco em startups na América Latina, apoiará a expansão da fintech no México. “Nosso investimento na Clara reflete a estratégia da IFC de catalisar soluções tecnológicas que impulsionem a criação de empregos, a inclusão financeira e a produtividade em toda a região”, afirmou Sanaa Abouzaid, country manager da IFC para o México. “Nosso objetivo é acompanhar o ritmo e as reais necessidades das empresas apoiadas por Venture Capital. É por isso que colaboramos com empresas como a Clara para ajudá-las a crescer”, declarou Mark McCoy, CEO do Covalto.

Contexto

Em abril deste ano, a Clara anunciou a captação de US$ 80 milhões. O investimento, naquele caso, se dividiu entre uma extensão da última rodada (equity) e um aporte de growth funding (financiamento para crescimento, na tradução literal).

Com operações no Brasil, México e na Colômbia, a Clara soma mais de 20 mil clientes nos três países. Por aqui, a fintech atende nomes como Zamp (dona do Burger King), banco BV, Magalu e Petlove, segundo informações em seu site.