Rafael Goulart/Pomelo | Imagem: divulgação
Rafael Goulart/Pomelo | Imagem: divulgação

Ao completar cinco anos, o Pix consolida-se como uma das principais forças de transformação do mercado financeiro brasileiro. Mas, longe de eliminar outras ferramentas, o sistema instantâneo reforçou a complementaridade entre os meios de pagamento. É o que afirma Rafael Goulart, country manager Brasil da Pomelo, empresa que atua na emissão e processamento de cartões.

De acordo com ele, a própria evolução do Pix evidencia essa integração. Funcionalidades como o Pix Parcelado e o Pix Recorrente incorporam atributos historicamente associados aos cartões, em um movimento que também ocorre no sentido oposto. “Mesmo com o avanço acelerado do Pix, o mercado de cartões não apenas se manteve relevante como passou a incorporar novas camadas de inovação, impulsionado por um ambiente mais dinâmico e digital”, afirma.

Os números confirmam a tendência. Levantamento do Serasa mostra que a procura por cartões de crédito cresceu 111% nos últimos 12 meses. Já o Banco Central registrou alta de 9,7% nos pagamentos com cartão de crédito e de 8,9% na modalidade pré-paga apenas no primeiro semestre deste ano.

Para o executivo, o mercado caminha para uma convivência cada vez mais complementar entre os meios de pagamento.

“Há espaço para todos. Cada instrumento atende a necessidades específicas de consumidores e empresas. E o cartão, pela versatilidade e capacidade de inovação, segue ampliando seu alcance. Em um ambiente financeiro mais integrado, a preferência dos usuários tende a se concentrar em quem combina tecnologia, segurança e personalização. Os cartões têm se mostrado centrais nessa jornada”, destaca.

Rafael ressalta, ainda, que os cartões seguem essenciais no cotidiano dos brasileiros graças a atributos consolidados, como parcelamento sem juros, programas de fidelidade, milhas, cashback e benefícios premium. Esses elementos fortalecem o relacionamento com o usuário e permitem jornadas financeiras mais personalizadas. “Com maior disponibilidade de dados, o cartão se tornou uma ferramenta para experiências sob medida”, explica.

*Jornalista, sócio e CEO da Ovo Comunicação.