
A Vetto AI, plataforma que conecta pesquisadores e especialistas da América Latina a projetos globais de Inteligência Artificial (IA), acaba de lançar o curso gratuito “Professional LLM Course: AI Annotation & LLM Training Pipeline”. Ele é voltado especialmente para físicos que desejam migrar ou expandir sua atuação no campo da IA. LLM é a sigla para Large Language Model (grande modelo de linguagem, em inglês), de processamento, compreensão e geração de linguagem similar à humana.
A iniciativa reforça a missão da Vetto de aproximar talentos acadêmicos da fronteira da tecnologia. Assim, oferece oportunidades para que profissionais com formação científica possam aplicar seus conhecimentos em contextos reais de desenvolvimento de modelos de linguagem de grande porte. O curso surge em um momento em que a demanda por especialistas com sólida base técnica cresce em ritmo acelerado. A procura deriva da expansão do ecossistema de IA e pela necessidade de garantir qualidade, ética e segurança em cada etapa do processo.
“Nosso propósito é conectar o conhecimento científico da América Latina às fronteiras globais da inteligência artificial”, afirma José André Nunes, fundador e CEO da Vetto AI. “Com este curso, queremos aproximar pesquisadores e profissionais com base científica sólida das oportunidades reais do mercado, mostrando que o talento técnico da região pode liderar o desenvolvimento dos modelos que estão definindo o futuro da tecnologia.”
Ricardo Scarpari, cofundador da Vetto AI, destaca que a formação também atua como opção para quem deseja compreender o funcionamento interno dos modelos de linguagem. “Muitos profissionais altamente qualificados querem participar da construção de sistemas de IA, mas não sabem por onde começar. Este visa justamente traduzir a complexidade do desenvolvimento de LLMs em uma linha clara, acessível e conectada ao que o mercado realmente demanda”, afirma.
Visão prática
O programa oferece uma visão prática e introdutória sobre o ciclo de desenvolvimento de de LLMs, desde a coleta e anotação de dados até a implantação. Os participantes aprendem técnicas de anotação em diferentes estágios de treinamento, princípios e práticas do aprendizado. O reforço é feito com feedback humano (RLHF) e Supervised Fine-Tuning (SFT), fundamentais para aprimorar o desempenho e o alinhamento dos modelos. Também exploram as diferenças entre as abordagens de grandes modelos atuais — como GPT, Claude e Gemini. E desenvolvem habilidades práticas em engenharia de prompts e avaliação de desempenho.
Desenvolvido por pesquisadores experientes da própria rede da Vetto, o conteúdo é próprio a profissionais de pesquisa e ciências exatas que desejam compreender em profundidade as técnicas modernas de IA e aplicá-las em projetos de impacto global. Trata-se de um curso introdutório que pré-qualifica os participantes para terem acesso a oportunidades na plataforma, onde profissionais selecionados podem atuar de forma autônoma e remunerada por projeto, com valores que podem chegar a R$ 600 por hora em funções especializadas.
As inscrições são pelo site.
*Jornalista, sócio e CEO da Ovo Comunicação.