
Nos últimos anos, a Stone vem ampliando as soluções financeiras e de gestão, como parte da diversificação de portfólio e receitas. A estratégia, seguida por dez entre dez credenciadoras no Brasil, é mandatória num mercado cada vez mais concorrido e de margens apertadas. Em evento nesta segunda-feira (24/11) para anunciar um pacote de novos produtos, a Stone reforçou esse movimento para além da adquirência (leia-se, maquininhas de cartão, principalmente).
“A Stone não é mais uma empresa de maquininha. A Stone é uma empresa que serve os empreendedores, em muitas de suas necessidades”, enfatizou Lia Matos, diretora responsável por Estratégia, Marketing e Novos Negócios. Dessa visão, afirmou ela, nascem soluções de vendas, gestão e crédito.
Entre outras novidades, a Stone divulgou ferramentas que facilitam a gestão de colaboradores pelos pequenos e médios empreendedores. Uma delas permite o controle de ponto diretamente na maquininha de cartão, utilizando reconhecimento facial. A outra possibilita fazer o pagamento de salários, férias e 13º pelo aplicativo ou pelo portal web da Stone.
A Stone também apresentou funcionalidades como gestão de vendas por assinatura, Pix no crédito e boleto parcelado. Outros recursos lançados incluem ferramenta de controle financeiro e gestão de caixa por meio da conta PJ e “Raio-X Delivery”, que exibe as vendas das plataformas de delivery dia a dia, incluindo previsão de pagamentos e auditoria das taxas cobradas por pedido.
Conforme pesquisa recente da Stone em parceria com a Provokers, cerca de 34% dos empreendedores indicam que sua principal dor é vender mais. Outros 33% têm como principal dificuldade obter crédito e capital para crescer. Já os 33% restantes sofrem mais com desafios na gestão do dia a dia do negócio.
‘Stone única’
Em crédito, por exemplo, Lia destacou a oportunidade de crescimento. “Hoje, a gente serve [com crédito] uma parte pequena da nossa base”, disse a executiva. No terceiro trimestre deste ano, a carteira de crédito da Stone atingiu R$ 2,3 bilhões, crescimento de 149% em relação a igual período de 2024. Os níveis de inadimplência acima de 90 dias ficaram em 5,03%.
A visão da Stone é oferecer soluções cada vez mais integradas. “Nosso objetivo é realmente operar como ‘Stone única’, independentemente do perfil de cliente. A complexidade dos negócios vem aumentando, e o próprio cliente se confunde com quem ele se relaciona. O objetivo aqui é ter uma companhia única, dando visibilidade de uma forma fácil e simples de produtos e da companhia como um todo”, disse Pedro Zinner, CEO da Stone, na abertura do evento.
Sem abrir detalhes das iniciativas, o executivo disse também que Inteligência Artificial (IA) já faz parte da Stone – do desenvolvimento de produtos ao atendimento a clientes. “Não vou dar nenhum spoiler, mas acho que no próximo release, em 2026, a gente vai trazer soluções de AI [sigla em inglês] para resolver o desafio dos nossos clientes. Nosso objetivo não é só usar AI dentro da companhia, mas também viabilizar isso como uma ferramenta de aumento de produtividade e facilidade na gestão do próprio cliente.”