Mais da metade dos entrevistados estariam dispostos a compartilhar suas informações financeiras, requisito básico para a utilização dos serviços de Open Finance. O resultado é da pesquisa Open Finance Brasil 2023, que investigou os hábitos, percepções e sentimentos do consumidor em relação ao Open Finance. Na última pesquisa, em 2021, o percentual era de 40%; agora, é de 52%.
O estudo mostra que tanto os bancos estabelecidos quanto os mais recentes, em sua maioria digitais, detém a confiança dos usuários finais para a oferta dos serviços avaliados. Em média, 67% dos entrevistados confiam em bancos estabelecidos e 50% em bancos mais novos.
A preocupação sobre como esses serão usados diminuiu, passando de 46% na última pesquisa para 34% neste ano. A pesquisa apresentou casos de uso do Open Finance, como ferramenta de comparação de serviços, aplicativo financeiro tudo-em-um, aceleração do processo de solicitação de crédito e iniciação de transação de pagamento a partir da conta bancária, e apontou que há significativa percepção favorável sobre as soluções testadas: 70%.
Para Tiago Aguiar, head de Open Finance na TecBan, o aumento do interesse pelo tema e percepções de relevância e confiabilidade estão acompanhando a evolução do Open Finance no Brasil. “Um dos grandes desafios para o sucesso do novo sistema no país era justamente a comunicação com o público final para esclarecer os benefícios e processos de segurança que estão por trás da construção do Open Finance. O avanço da percepção positiva e aumento da confiança é fruto do avanço do cronograma de implementação no Brasil”, avalia o executivo.
No Brasil, o Open Finance está na fase 4, que apresenta novos desafios e possibilidades para clientes e instituições. Essa etapa prevê a inclusão de novos dados que poderão ser compartilhados e, também, acesso a dados abertos de novos produtos.
“Ainda estamos no início do Open Finance e temos mais de 900 instituições participando do novo sistema. Temos trabalhado com diversos atores para o atingimento dos marcos regulatórios, mas também para ajudá-los no aproveitamento das oportunidades que o novo formato apresenta para todos”, conclui Aguiar.
A pesquisa online Open Finance Brasil 2023 foi realizada entre 18 e 26 de maio de 2023 pela Ipsos a pedido da TecBan, com abrangência nacional. Foram entrevistados 1.000 (mil) homens e mulheres bancarizados, das classes A, B e C, com acesso à internet. Margem de erro de 3,1 p.p.