A Stone.Co anunciou nesta segunda-feira, 9, que está reestruturando seu modelo de gestão e organograma para alinhar melhor a empresa em torno de suas estratégias específicas de mercado, por segmento de clientes, e para acelerar a integração de suas soluções de serviços financeiros com os ativos de software. Em recente bate papo com alguns jornalistas na sede da empresa, Zinner havia dito que a intenção daqui para a frente era transformar a Stone em uma “big tech”.
As mudanças ocorrem quase um ano depois do CEO anterior, Thiago Piau – que levou à Stone à Nasdaq – anunciar a saída do cargo e sua substituição por Pedro Zinner, que assumiu efetivamente em maio. Piau segue no conselho. Também em maio, Augusto Lins, que era presidente da Stone, saiu da função e segue como consultor.
“Essa reorganização estratégica é mais um passo importante para colocar os clientes no centro de nosso negócio, promovendo responsabilidades mais claras, melhores resultados e maior entrega de valor aos nossos clientes. Agora, acredito que nossa organização está melhor alinhada com o foco estratégico de aprimorar nossa proposta de valor por meio da combinação de serviços financeiros e softwares, afirma Zinner.
Dança das cadeiras
O organograma do negócio de Serviços Financeiros será liderado por três executivos, cada um responsável por gerenciar um segmento específico de clientes. Cada um deles fará parte do Comitê Executivo da empresa e se reportará diretamente ao CEO Pedro Zinner.
Victor Lino será responsável pelo segmento de Micro Empreendedores;
Mateus Biselli será responsável pelo segmento de PME (Pequenas e Médias Empresas);
Sandro Bassili será responsável pelo segmento de Key Accounts.
Sandro Bassili também assumirá a responsabilidade pelo negócio de Software, sendo responsável por gerenciar o negócio e as iniciativas associadas de integração com serviços financeiros. Bassili possui vasta experiência na gestão de equipes e processos de integração em organizações complexas e poderá alavancar o seu papel para acelerar a integração dos softwares de gestão em cada segmento de clientes. Gilsinei Hansen, atual COO de Software, permanecerá na empresa como um consultor sênior, envolvido nas operações diárias do negócio de Software e suas iniciativas de integração.
Operações
A Stone também anuncia outros executivos que assumirão novas responsabilidades, fazendo parte do Comitê Executivo da empresa e se reportando diretamente ao CEO. São eles:
Fabio Kapitanovas, que chega à Stone.Co para liderar Operações, Serviços Compartilhados e Pessoas. Executivo sênior, com mais de 23 anos de experiência na Kraft Heinz e AB-Inbev em várias funções operacionais, terá o papel de facilitar eficiências em toda a empresa e criar uma abordagem mais coordenada, simplificada e econômica para as operações.
Lia Matos, atualmente à frente da Estratégia da companhia, também assume a responsabilidade pelo Marketing, coordenando de perto as estratégias de marketing, branding institucional e a experiência completa do cliente.
João Bernartt, atualmente responsável por todos os times de produto da companhia, assume também a responsabilidade pelo desenvolvimento de Negócios e Inovação, coordenando de perto as novas iniciativas de crescimento e desenvolvimento.
Marcus Fontoura, CTO, agora se reportará diretamente ao CEO, enfatizando o compromisso da StoneCo. com escalabilidade e desenvolvimento acelerado de produtos.
Carolina da Costa, que chega à Stone.Co para liderar as frentes de impacto e sustentabilidade. Ela tem mais de 22 anos de experiência em projetos de impacto nas áreas de educação, saúde e gestão de ativos. Na educação, atuou como vice-presidente de todos os cursos de graduação do Insper e liderou o núcleo de Empreendedorismo e a implantação do novo curso de engenharia da universidade. Carolina aproveitará sua experiência para trabalhar ao lado de nossos líderes em iniciativas associadas à educação de clientes, bem como promover a inclusão econômica dentro do alcance mais amplo de nosso ecossistema.
12 homens e 2 duas mulheres
A composição da diretoria executiva da Stone, depois das mudanças, tem apenas duas mulheres – e em áreas “carimbadas”: marketing e sustentabilidade. Veja abaixo a composição do novo Comitê Executivo:
Nome | Cargo |
Pedro Zinner | Chief Executive Officer |
Mateus Scherer | Chief Financial Officer & Investor Relations Officer |
Lia Matos | Chief Strategy & Marketing Officer |
João Bernartt | Chief Product & Innovation Officer |
Diego Salgado | Chief Treasury Officer |
Fabio Kapitanovas | Chief People and Operating Officer |
Marcus Fontoura | Chief Technology Officer |
André Monteiro | Chief Risk Officer |
Tatiana Malamud | Chief Legal and Compliance Officer |
Vinicius Carrasco | Chief Economist and Regulatory Affairs Officer |
Victor Lino | Chief Client Officer of Micro Merchants Business |
Mateus Biselli | Chief Client Officer of Small and Medium Merchant Business |
Sandro Bassili | Chief Client Officer of Key Accounts & Chief Operating Officer of Software |
Carolina da Costa | Chief of Impact & Sustainability Officer |