A 9a edição do Radar Fintechlab revela alta de 28% na quantidade de fintechs em 2020. O estudo foi divulgado agora mesmo, e traz um total de 771 empresas do setor. Eram 604 em junho de 2019 .
O cofundador do FintechLab, Fábio Gonsalez, chama a atenção para o elevado número de novas iniciativas, uma vez que cerca de 35% não constavam na versão anterior do relatório.
“Além da alta de 28% na quantidade das fintechs em geral, o aumento das startups com menos de um ano de vida mostra que ainda há espaço para melhorar serviços e criar soluções novas”, diz.
O setor de pagamentos manteve a liderança entre as fintechs brasileiras, com 190 empresas contra as 151 da versão anterior, um aumento de 26% em quantidade de representantes.
O cofundador do FintechLab, Marcelo Bradaschia, comenta que o significativo volume de novas fintechs detectadas pode estar sinalizando a consolidação de uma segunda onda de startups financeiras.
Open banking e PIX
“O Open banking empodera ainda mais o consumidor. Por outro lado, surgem novas oportunidades de colaboração entre bancos e fintechs”, afirma.
O total de 771 inclui fintechs propriamente ditas e plataformas dedicadas à eficiência financeira.
O trabalho considera como fintechs as empresas ou iniciativas que trazem novas abordagens e modelos de negócios em serviços financeiros e são escaláveis principalmente através de tecnologia.
Já as iniciativas de eficiência financeira são bureaus de informações, soluções de prevenção à fraude, biometria, blockchain, analytics, além de outras tecnologias que trazem maior agilidade ao mercado financeiro.