A Advent International, um dos maiores e mais antigos investidores globais de private equity, concluiu a captação de recursos para o Advent Latin American Private Equity Fund VII. O LAPEF VII recebeu US$ 2 bilhões em compromissos de investidores institucionais em todo o mundo.
O novo fundo traz o capital total da Advent levantado para a América Latina desde 1996 para aproximadamente US$ 8 bilhões. Incluindo seus fundos Global Private Equity IX e Advent Tech fechados no ano passado, a Advent arrecadou US $ 22 bilhões no capital de private equity nos últimos 16 meses.
“Continuamos a ver oportunidades de investimento atraentes na região, impulsionadas por avaliações dinâmicas de mercado positivas de longo prazo”, diz Patrice Etlin, sócio-gerente da Advent em São Paulo e membro do Comitê Executivo global da empresa
O LAPEF VII investirá principalmente no Brasil, Colômbia, México e Peru (e também pode investir em Argentina e Chile), em cinco setores nos quais a Advent tem experiência e conhecimento: (1) serviços comerciais e financeiros; (2) saúde; (3) industrial; (4) varejo, consumidor e lazer; e (5) tecnologia. O Fundo terá flexibilidade para implantar capital em vários tipos de negócios – incluindo aquisições, cisões corporativas e transações de capital de crescimento – e tamanhos, com investimentos de capital variando de $ 50 milhões a $ 300 milhões ou mais.
Uma ampla base de investidores institucionais participou do LAPEF VII, incluindo fundos de pensão públicos e corporativos, doações e fundações, fundos de fundos, fundos soberanos, escritórios familiares e outras instituições financeiras. A maior parte do capital veio de sócios limitados no LAPEF VI, com a Advent admitindo também um número seleto de novos investidores estratégicos.
Os investimentos recentes da Advent no Brasil incluem o Nubank , o maior banco digital independente do mundo; Grupo BIG (antigo Walmart Brasil) e YDUQS, a segunda maior empresa de ensino superior do Brasil.
As saídas recentes incluem Easynvest; Lojas Quero-Quero , maior varejista de materiais de construção do Brasil em número de lojas; Faculdade da Serra Gaucha (FSG) , empresa privada de ensino no sul do Brasil; Terminal de Contêineres de Paranaguá (TCP) , o segundo maior terminal de contêineres do Brasil; e Grupo Fleury , o maior provedor brasileiro de serviços premium de diagnóstico médico.
Fonte: Advent International