Fintechs são as preferidas pelos investidores Corporate Venture Capital (CVCs), segundo estudo divulgado hoje pela Distrito. O levantamento mostra que 2019 foi o ano com mais participação dos CVCs no Brasil, que investiram quase R$ 800 milhões em startups aqui no Brasil. Depois do setor financeiro, o de startups de TI e varejo concentram a maior quantidade de investimentos realizados por corporações.
O estudo mapeou mais de 90 players e iniciativas focadas em CVC e foi realizado em conjunto com a Valetec Capital.
Por ser um investimento estratégico, a maioria das grandes empresas prefere realizar o investimento de forma solitária. Apenas 33% dos investimentos realizados contou com a participação de outros investidores na mesma rodada, como fundos de Venture Capital, outras corporações ou investidores-anjo.
A maior rodada realizada ocorreu no investimento do BV na fintech Banco Neon, e também contou com a participação da General Atlantic, Mabi, Monashees, Omidyar Network, Propel e Quona Capital.
Outras descobertas:
- Cerca de dois terços das iniciativas de Corporate Venture Capital vêm de companhias multinacionais
- Estágio Seed é o preferido para aportes de CVCs;
- Series C é o estágio com maior volume de investimentos,enquanto Seed é o com a maior quantidade de deals
Segundo a Distrito, em 2020 três players se destacaram em número de aquisições de startups até o momento:
- Magazine Luiza (Estante Virtual, Hubsales, InLoco Media, AiQFome e Stoq)
- Sapore (Lucco Fit, Shipp, Zaitt)
- XP Investimentos (Antecipa, Dm10, Fliper)
“Startups com modelo de negócio exclusivamente voltado para o B2B são as preferidas nos investimentos realizados pelas corporações, atraindo 54,9% do número de aportes realizados. Vale destacar que 74,7% das investidas apresentavam parcialmente uma solução voltada para o público B2B”, diz o relatório.