
Roberto Marinho Filho *
A grande difusรฃo de telefones celulares no paรญs, paรญs em que o nรบmero de aparelhos supera o de habitantes em mais de 20 milhรตes, esconde uma sรฉrie de limitaรงรตes do uso diรกrio desta tecnologia por parte dos brasileiros. Como exemplo, podemos citar que grande parte do consumo de dados mรณveis estรก em celulares prรฉ-pagos, sob o uso de pessoas com orรงamento limitado e prรฉ-estipulado. Alรฉm disso, a maioria dos aparelhos รฉ de baixo custo e nรฃo possui configuraรงรตes e nem memรณria suficiente para baixar aplicativos cada vez mais elaborados e pesados.
Soma-se a isso uma questรฃo comportamental. O brasileiro, incluindo a parcela de alta renda da populaรงรฃo, nรฃo gosta de utilizar apps complexos e que requeiram maior tempo de manuseio, limitando o uso deles para atividades especรญficas como pedir comida ou solicitar um meio de transporte. O maior perรญodo de retenรงรฃo em aparelhos mรณveis estรก no uso de aplicativos de mensagens instantรขneas, tal como o Whatsapp, e redes sociais, principalmente Instagram, Facebook e Tik Tok. ร ali que usuรกrio gosta de estar e รฉ onde ele se sente confortรกvel. Logo, รฉ ali que ele precisa ter acesso a serviรงos essenciais.
O melhor exemplo mundial desta tendรชncia รฉ o app chinรชs We Chat. Nรฃo muito difundido no Brasil, onde o Whatsapp reina absoluto, o aplicativo jรก รฉ muito mais do que uma plataforma para troca de mensagens; รฉ o local onde os usuรกrios resolvem quase todas as suas pendรชncias do dia, inclusive pagando contas e fazendo transaรงรตes financeiras. O caminho que o We Chat percorreu foi o de simples mensageria atรฉ a inclusรฃo de produtos e serviรงos, transformando-o em uma espรฉcie de shopping center. O app concentra 95% das transaรงรตes financeiras dos chineses.
Jรก no Brasil, existe um movimento contrรกrio. Bancos digitais e serviรงos de pagamento estรฃo investindo cada vez mais em suas prรณprias plataformas, tentando criar dentro delas marketplaces, alรฉm de tentarem agora criar um ambiente social, com interaรงรฃo entre as pessoas. Este รฉ um movimento fadado ao fracasso simplesmente porque visa tirar o usuรกrio de seu habitat natural, jรก consolidado, que รฉ o das redes sociais tradicionais.
O passo em falso das instituiรงรตes financeiras e grandes lojas รฉ imperdoรกvel do ponto de vista mercadolรณgico, pois decorre de uma extrema falta de visรฃo e incapacidade de leitura dos hรกbitos do cliente. Por outro lado, hรก quem esteja fazendo a anรกlise correta e dando os passos certos para dominar ainda mais o mercado. O Facebook, por exemplo, iniciou neste ano um discreto movimento de unificaรงรฃo de marcas em seus principais apps, alรฉm de comeรงar a fundir alguns de seus serviรงos, como o Messenger e o Instagram. Em breve, entrarรก em operaรงรฃo o marketplace do Whatsapp e o Facebook Pay. A companhia de Mark Zuckerberg percebeu hรก muito tempo que poderia atrair o mรกximo de serviรงos possรญveis, principalmente os financeiros, para dentro de suas plataformas e, no futuro, de sua plataforma unificada
Os usuรกrios querem tudo no mesmo lugar, o cadastro, a compra, o pagamento e a entrega. Qual o sentido de um banco dizer que faz a abertura de conta pelo Whatsapp e pedir depois para o cliente ir na agรชncia para assinar contrato? Neste sentido, o PIX surge como uma verdadeira revoluรงรฃo. O usuรกrio terรก agora sua vida transformada pela praticidade em fazer transaรงรตes, somente com o nรบmero de telefone ou email da outra pessoa. Mas, mais uma vez, o cliente vai querer fazer isso pelo seu app de mensagens, a sua โcasaโ dentro do celular.
Este รฉ o futuro que, quem ignorar, pode ser engolido.
*Roberto Marinho Filho รฉ CEO da Conta Zap