A Bom Pra Crédito (BPC), marketplace que oferece crédito para mais de sete milhões de clientes, acaba de fechar parcerias com mais três credores: as financeiras Focus, Lebes e o Banco Pan. Esse último será responsável pela nova oferta da BPC, a conta digital. Com isso, sobe para 35 a quantidade de instituições que oferecem empréstimo pessoal (com ou sem garantia) e crédito consignado pela plataforma.
Segundo Rafael Rodrigues, diretor comercial da fintech, a plataforma deve atingir em breve um total de R$ 800 milhões em volume transacionado. Para ele, a retomada da economia deve acelerar após a chegada da vacina.
“Além da grande quantidade de parceiros que oferecemos, o que permite aos tomadores terem acesso à concorrência e portanto a taxas mais baixas, aportamos inteligência de análise ao processo”, diz. “Quase todos os as instituições financeiras associadas usam nossos dados e análises para determinar o risco das operações; assim, podem cobrar mais barato pelos empréstimos realizados com a nossa intermediação”, explica.
A BPC ganha, exatamente, com a cobrança por esse serviço de inteligência – a taxa é paga pelos credores, e os clientes na ponta se beneficiam dos custos menores.
“O cliente em busca de empréstimo pode, a partir do preenchimento de um único formulário online, receber em poucos minutos diversas ofertas de crédito e escolher a que mais se adequa ao seu perfil. Se aprovado, o dinheiro é depositado em pouco tempo”, garante.
Rodrigues informa que a grande maioria dos tomadores são pessoas físicas, mas não há um perfil específico: desde quem ganha um salário mínimo até quem ganha R$ 40 mil por mês, de todos os perfis de risco e todas as regiões do Brasil podem usar a plataforma.
A Focus Financeira é uma fintech 100% brasileira que atende desbancarizados e visa democratizar o acesso a crédito no Brasil; a Lebes é vinculada a uma das maiores redes varejistas do Sul do país, com mais de 160 lojas, e atua no segmento de serviços financeiros oferecendo crédito pessoal. O Banco PAN é especialista em crédito e serviços financeiros para as classes C, D e E. Atua ofertando crédito consignado (empréstimo e cartão de crédito), financiamento de veículos usados e motos novas, além de uma conta digital completa, empréstimo pessoal, cartões de crédito, venda de seguros e investimentos.
Fundado em 2013, a BPC recebeu em 2019 um aporte de R$ 35 milhões em rodada pré-Série B liderada pelo Grupo Globo, maior conglomerado de mídia e comunicação da América Latina. Em outubro de 2018, a fintech já havia recebido um aporte Série A de R$ 22 milhões liderado pelo fundo Innova Capital, que já investiu em empresas como Movile. Além desses investimentos, a empresa também foi aportada pelos fundos de VC Astella Investimentos e SP Ventures. O Bom Pra Crédito conta com cerca de 7 milhões de usuários e já intermediou mais de R$ 700 milhões em empréstimos dos mais de 30 parceiros que compõem a plataforma.