EMPRÉSTIMOS

Agibank toma R$ 440,6 milhões com IFC para crédito a beneficiários do INSS

Com prazo de cinco anos, operação foi estruturada no modelo "social loan" (empréstimo social, em tradução literal)

Agibank
Agibank | Imagem: Reprodução/site

O Agibank, banco digital com foco no público de baixa renda, captou R$ 440,6 milhões com a International Finance Corporation (IFC), braço financeiro do Banco Mundial. De acordo com a instituição, os recursos servirão para a concessão de crédito a beneficiários do INSS. O foco está em segmentos vulneráveis desse público, como pessoas idosas, mulheres e indivíduos de baixa renda.

Com prazo de cinco anos, a operação foi estruturada no modelo “social loan” (empréstimo social, em tradução literal) e marca a diversificação das fontes de funding (financiamento) do banco digital, informou o Agibank em comunicado.

“O reconhecimento da IFC, que possui critérios rigorosos, confirma nosso compromisso genuíno com a transparência, governança robusta e impacto social mensurável”, afirmou Marcello Dubeux, diretor de Tesouraria e Relações com Investidores do Agibank, no comunicado. “Essa parceria reforça nossa capacidade de gerar impacto positivo real na vida de milhões de pessoas, especialmente aquelas que tradicionalmente têm acesso limitado ao sistema financeiro”, disse Glauber Corrêa, CEO da instituição.

A parceria com a IFC também prevê suporte técnico especializado para o desenvolvimento contínuo do framework de financiamento social do Agibank, informou o banco. No universo de práticas ambientais, sociais e de governança (ESG, na sigla em inglês), framework se refere a um conjunto de diretrizes para a emissão de títulos com essas características. Ou seja, é um “guia” que orienta esse tipo de operação.

“Esse investimento da IFC não apenas fornecerá acesso crítico a soluções financeiras para mulheres e idosos, mas também ajudará a promover práticas financeiras sustentáveis e inovação no setor financeiro brasileiro”, afirmou Helena De La Torre, gerente regional de instituições financeiras para Brasil e Cone Sul da IFC.