ESTRATÉGIA

Em meio ao aumento do IOF, Inter mira alta renda com novos benefícios internacionais

Banco digital com 38 milhões de clientes diz ter uma oferta competitiva para enfrentar a concorrência no segmento

Inter Prime
Inter Prime | Imagem: divulgação

O super app Inter anunciou na quinta-feira (22/5) seu novo segmento de alta renda. A instituição já tinha essa categoria, conhecida como Black, que agora passa a se chamar Prime. Mais do que a mudança de nome, o Inter reduziu o valor mínimo investido de R$ 250 mil para R$ 150 mil para o cliente ser elegível ao segmento. O banco também aposta em um novo pacote de benefícios, principalmente para viagens internacionais. O anúncio ocorreu no mesmo dia em que o Governo Federal decretou um aumento do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) para diversas transações, incluindo operações de câmbio e com cartões no exterior.

Durante o evento, os executivos do Inter evitaram detalhar os impactos dessa mudança no imposto, mas sinalizaram que a oferta da instituição tem uma série de vantagens que pode minimizar os efeitos da nova alíquota.

“Com o IOF de 3,5%, a grande vantagem de alguns produtos do Inter vai estar no spread de 0,99%”, disse Alexandre Riccio, CEO do Inter no Brasil. “Enquanto muitos players oferecem cartão de débito global, no nosso caso, é um cartão de crédito que tem o benefício de pagar em 30 dias, ganhar pontos Loop [programa de fidelidade do banco] e colocar o valor em dólar aplicado em um TD [Time Deposit, investimento similar ao CDB brasileiro] que rende 3% ou 4%”, complementou Priscila Salles, diretora executiva de Clientes.

Competição

Em relação à concorrência que busca fisgar a clientela de alta renda – vide casos como Nubank, C6 e outros -, o Inter enxerga que tem uma oferta bastante competitiva no segmento. “Quando a gente reduz para R$ 150 mil [o investimento mínimo], não tem ninguém hoje oferecendo esse tipo de benefício”, afirmou Fernando Bacchin, diretor de Produtos Transacionais. Segundo dados recentes da CardMonitor, mencionados pelo executivo, há cerca de 490 tipos de cartão de crédito no mercado, sendo 140 voltados para alta renda. “Tem muita competição, mas estamos confiantes de que somos competitivos no segmento.”

Com uma base total de 38 milhões de clientes, o Inter não revela quantos deles estão na categoria de alta renda. “Vamos ter um aumento ‘exponencial’, tanto pela mudança do range [faixa] de R$ 250 mil para R$ 150 mil, quanto pelos gastos no cartão [mínimo de R$ 7 mil por mês para entrar no segmento]. Além disso, faremos convites especiais para alguns clientes participarem desse lançamento”, apontou Priscila.

Benefícios

De acordo com o Inter, com a nova categoria premium, todos os benefícios do antigo Black serão mantidos. Entre eles estão, por exemplo, a troca de pontos em reais com condições especiais pelo programa de fidelidade Inter Loop, descontos em mais de 3,5 mil restaurantes pelo Duo Gourmet sem limite de uso e acesso gratuito a mais de 1,7 mil salas VIP em todo o mundo.

Entre as novidades previstas para o segundo semestre estão: oferta grátis de 10 GB de dados móveis por ano para uso em mais de 200 países e acesso ao Inter Florida Passport, que inclui diversas experiências gratuitas ou com descontos em Miami e Orlando, nos Estados Unidos. Além disso, o cliente terá acesso a ingressos gratuitos para jogos de futebol, shows e experiências em vinícolas no exterior e no Brasil. De acordo com a instituição, o regulamento será anunciado em breve. 

Para fazer parte da nova categoria, o cliente do Inter precisa ter pelo menos R$ 150 mil investidos na instituição – o valor anterior era R$ 250 mil. Outros critérios são o gasto mínimo de R$ 7 mil na fatura do cartão de crédito por quatro meses ou, ainda, a assinatura anual do Duo Gourmet, programa de benefícios em gastronomia, por R$ 59 mensais. Segundo o banco, o Prime não tem tarifas ou anuidade; basta cumprir um desses três critérios.