Fintechs e BBB: sai PicPay, conforme antecipado por Fintechs Brasil em março, e entra Stone; sai Americanas e entra Mercado Livre

Atualizado às 18:30hs de 13/01/2023

O BBB 23 começa na segunda, dia 16/1, com duas eliminações confirmadas: a do PicPay e da Americanas como patrocinadores. Agora, o time de três patrocinadores “master” terá Stone, Mercado Livre – que entra para substituir a Americanas – e Seara.

“O Mercado Livre acaba de fechar contrato de patrocínio à edição nº 23 do programa Big Brother Brasil, adquirindo a cota Big. O contrato inclui participação em provas e atividades rotineiras do programa, como festas e ativações pontuais. Mais detalhes sobre o escopo da parceria serão divulgados nos próximos dias”, disse a empresa em nota. “Identificamos neste projeto um grande potencial de amplificar nosso propósito de democratizar o comércio, levando uma experiência de excelência em e-commerce a todo o Brasil”, comenta Cesar Hiraoka, diretor de Marketing do Mercado Livre. “Será uma grande oportunidade de potencializar as conexões com o público consumidor e empreendedores de todo o país, comunicando benefícios e vantagens de todo nosso ecossistema”, complementa o executivo.

Pela tabela da Rede Globo, cada uma destas cotas custam R$ 105,1 milhões. Segundo divulgado amplamente pela mídia, no total o BBB 23 arrecadou mais de R$ 1 bilhão em patrocínio, que além dos mais de R$ 300 milhões das três maiores cotas conta com os recursos de outras nove patrocinadoras.

Popularidade

O programa ajudou a construir a popularidade da carteira digital PicPay. Mas em março, influenciadores digitais, redes de televisão e outras mídias cativas do PicPay foram avisadas por Fintechs Brasil para colocarem as barbas de molho, pois a fintech do grupo J&F já prometia reduzir gastos com publicidade para crescer com mais “sustentabilidade”. O PicPay havia sido um dos três maiores patrocinadores (master, ou “cota Big”) do programa nas edições de 2020, 2021 e 2022.

Depois de atingir 65 milhões de clientes – com a ajuda da pandemia, quando vários beneficiários baixaram o app para movimentar o auxílio emergencial – ser conhecido no Brasil todo por patrocinar o Big Brother Brasil, ressuscitar o Show do Milhão e contratar a cantora Iza como garota propaganda, o superapp decidiu cortar as despesas com marketing, que vinha consumindo a maior parte das suas receitas.

A informação veio direto da fonte: o diretor de relações com investidores do PicPay, André Cazotto, que apontou a linha do balanço chamada “selling expenses” (algo como despesas para vender) como a responsável pelos consecutivos prejuízos da fintech.

Cancelado

No lugar do PicPay como um dos três maiores, entra a Stone – sua concorrente direta. A Americanas, que acaba de reportar um rombo de R$ 20 bilhões,”pediu pra sair”. Abaixo, o comunicado da empresa na sua página no Instagram:

“Decidimos cancelar a nossa participação no BBB 23 para que possamos focar na gestão do negócio, na oferta da melhor experiência para você. Somando os esforços do nosso time e das melhores soluções tecnológicas, vamos continuar dando acesso ao maior número de brasileiros e brasileiras às melhores ofertas, produtos e serviços.”