O Mercado Pago anunciou nesta quinta-feira (16/10) o lançamento de seu assistente pessoal com Inteligência Artificial (IA). Outros bancos e fintechs já tinham o seu – o Mercado Pago também, mas está anunciando oficialmente agora e falando em uma segunda fase com novas funcionalidades. Segundo André Chaves, vice-presidente sênior e líder do Mercado Pago no Brasil, uma delas será a capacidade de ajudar o usuário a entender o próprio score de crédito. A IA vai explicar os fatores que influenciam o limite disponível e oferecer orientações sobre como melhorá-lo.
Segundo André, o objetivo é fazer com que o assistente vá além das funções básicas e se torne um consultor financeiro pessoal. “A gente quer começar a trazer inteligência não só para a conta do Mercado Pago, mas para todas as contas conectadas via Open Finance. A ideia é que o usuário consiga ter a gestão completa da sua vida financeira”, afirmou o executivo, em bate papo online com jornalistas.
60 funcionalidades
O Brasil é o primeiro país da América Latina a receber a novidade, que será disponibilizada de forma gradual para toda a base de usuários nos próximos meses. A tecnologia já permite realizar, por voz ou texto, mais de 60 funcionalidades do aplicativo, como consultas de saldo, pagamentos, transferências via Pix e depósitos automáticos nos “cofrinhos”. O sistema compreende linguagem natural, o que torna a interação fluida e cotidiana. “Eu falo: ‘faz o Pix para a Fran na quarta-feira’, e ele já sabe quem é, o valor e só me manda a tela para confirmar”, disse.
O assistente combina modelos de IA com uma camada de integração e personalização desenvolvida internamente. “O modelo é de mercado, mas o grande diferencial está em como o conectamos aos nossos serviços. A base é única e permite que o assistente compreenda todo o nosso ecossistema. Ele vai aprendendo novas tarefas ao longo do tempo”, explicou o executivo. “O humano sempre vai ter a última palavra. O assistente apoia, mas quem decide é o cliente”, reforçou.
O Mercado Pago já utiliza IA em áreas como atendimento ao cliente, crédito e prevenção a fraudes, e agora amplia o uso da tecnologia para a experiência direta com o consumidor. O investimento, segundo André, inclui também a capacitação de pessoas. “Estamos treinando 100% da base de colaboradores do Mercado Livre e do Mercado Pago no uso de Inteligência artificial. É um investimento em foco, prioridade e tempo dos nossos talentos”, destacou.
Em 2024, o Grupo Mercado Livre investiu US$ 1,9 bilhão em inovação e desenvolvimento de produtos. Desde o início de 2025, o Mercado Pago já lançou mais de 15 novos recursos.