FORUM

Inter "curtiu" ser mais do que um banco e lança a própria rede social

Segundo João Vitor Menin, CEO global do Inter, Forum nasce como "negócio grande" e tem potencial de monetização em breve

João Vitor Menin, CEO global do Inter, conta detalhes sobre a rede social Forum
João Vitor Menin, CEO global do Inter, conta detalhes sobre a rede social Forum | Imagem: Danylo Martins

“O Forum não é um produto, é um negócio muito grande, a ‘liga’ de todo o nosso ecossistema, que tem mais de 150 produtos”. Assim definiu João Vitor Menin, CEO global do Inter, no lançamento da rede social da instituição financeira nesta quarta-feira (9/4), em São Paulo. A plataforma conversacional e transacional funciona integrada ao super app do Inter e nasce com 10 milhões de usuários cadastrados – quase um terço da base total de clientes do banco.

De acordo com o executivo, a proposta do Forum é ser um espaço para compartilhamento de informações, conteúdos e dicas entre os clientes do Inter. Mas também tem o objetivo se conectar as diversas verticais de negócios, sendo uma “espinha dorsal” do super app.

Por exemplo, os usuários da rede social poderão fazer Pix entre si, recorrendo aos “arrobas” dos perfis, disse João Vitor. Outra funcionalidade, segundo ele, permite acesso ao home broker a partir de posts na rede social que tiverem gráficos dos ativos negociados nas bolsas brasileira e norte-americanas, por exemplo. “Isso é conveniência.”

O Forum também possui integração com o chamado Bazar, que faz parte do Inter Shop, o marketplace de produtos e serviços não financeiros da instituição. Por meio do Bazar, os clientes anunciam produtos seminovos e usados. E a rede social pode servir como ampliar a visibilidade dos itens à venda. Recém-lançado, o Bazar está disponível para cerca de 20 mil clientes. Gradativamente, chegará ao restante da base. Nos próximos meses, o Inter também integrará outros recursos à rede social.

Novas receitas

Em entrevista coletiva a um grupo de jornalistas, João Vitor comentou que o Forum vai além do engajamento dos clientes. A tendência é que, em breve, a rede social traga novas receitas para o Inter. Ao Finsiders Brasil, o executivo disse que as possibilidades vão desde abrir o espaço para publicidade até receber uma espécie de taxa pela compra e venda de produtos no Bazar.

Timeline da rede social Forum, no aplicativo do Inter
Timeline da rede social Forum, no aplicativo do Inter | Imagem: divulgação

“É quase um CTLR+C, CTLR+V do que aconteceu com nossa conta digital. Quando lançamos ela, em 2016, muita gente nos questionou porque a conta é gratuita. Com o tempo, os cientes foram usando mais a plataforma, passaram a investir, comprar seguros. Então, com certeza amanhã virão desdobramentos legais em termos de receita com o crescimento do engajamento do Forum”, comentou o CEO.

O executivo também destacou que o Forum deve contribuir para a entrada de novos correntistas. “Assim como aconteceu com o shopping do Inter, que atraiu usuários que não tinham conta, esperamos que o Forum também leve mais pessoas a se tornarem clientes”, disse João Vitor.

Sem bots

De acordo com o executivo, a rede social foi pensada desde o início com atributos de segurança. O ambiente só pode acessado por correntistas pessoas físicas ou empresas do banco digital. São clientes que já passaram por uma análise criteriosa desde o momento de abertura da conta, disse João Vitor. “O Forum é a primeira rede social que não tem bots“, garantiu ele.

O foco principal da rede social é finanças de modo geral, não apenas conversas a respeito de investimentos, um tema que costuma movimentar comunidades online. “Não é sobre comprar ativo A ou B, mas sobre dinheiro em si. Tudo que fazemos no dia a dia passa por realizar pagamentos, tomar crédito etc.”, disse.

O CEO deu como exemplo uma pergunta que ele próprio lançou no Forum recentemente para saber se os clientes gostariam de uma funcionalidade para transformar os pontos do programa de recompensas do Inter, o Loop, em limite no cartão de crédito. “A enquete teve algo como 500, 600 comentários. [Percebi que] é uma dor que as pessoas têm”, disse. Segundo ele, a novidade deve ser lançada em breve.

Recompensas

Além do aspecto social, o Forum terá em breve um programa próprio de recompensas. Usuários que gerarem conteúdo relevante poderão ser beneficiados com loops, uma espécie de “moeda” do programa de fidelidade do Inter. Segundo a instituição, os influenciadores e produtores de conteúdo serão reconhecidos com selos ao alcançarem um número mínimo de seguidores e terão o engajamento dos seus posts recompensado.

João Vitor disse, ainda, que a criação do Forum é uma evolução do movimento iniciado anos atrás com o lançamento das comunidades de investimento no aplicativo do Inter. Ao todo, já foram criadas 55 mil comunidades com cerca de 650 mil pessoas, segundo ele. O plano é que elas continuem existindo, de forma integrada ao Forum.

Sobre a opção de construir a própria rede social dentro do app, em vez de aderir a um ambiente conversacional como o WhatsApp – algo que diversos bancos digitais têm feito -, João Vitor disse que são soluções se complementam. “Da mesma forma que vamos implementar o Pix por WhatsApp, não impede de termos o Pix por meio do Forum. Não são plataformas concorrentes, mas complementares.”