Um dos grandes focos do Inter neste ano é o crescimento nos Estados Unidos. Atualmente com quase 2 milhões de clientes de sua conta global, o banco digital já oferece crédito imobiliário, investimentos e vai ampliar o portfólio em breve, com o lançamento de um cartão de crédito para residentes no país, norte-americanos ou não.
A informação foi dada por Priscila Salles, chief customer officer (CCO) do Inter, durante o evento Futurecom, em São Paulo. Ela não revela, porém, a data específica em que esse produto começará a ser disponibilizado, mas diz que será nos próximos meses.
“Acabamos de fechar uma parceria com a Mastercard para ser nosso emissor [de cartão] lá fora também. E é um diferencial porque o crédito parcelado não é tão natural nos EUA. Agora que eles começaram a falar de ‘buy now pay later’ lá”, comenta a executiva, em conversa com o Finsiders após a apresentação. “Montamos um time de peso nos EUA para poder acelerar esse projeto lá fora”, complementa ela.
De fato, o Inter está com todos os olhares voltados para o mercado norte-americano. Em 2021, o banco digital comprou a fintech Usend, de remessas internacionais. Já em fevereiro deste ano, a instituição anunciou a aquisição da YellowFi, originadora de crédito imobiliário e gestora de fundos.
Em outro movimento, como parte da evolução do cardápio de investimentos para clientes brasileiros, o banco digital também passará a oferecer em breve a aplicação em certificados de depósitos (CDs), os equivalentes norte-americanos dos certificados de depósitos bancários (CDBs).
‘Super app’
Sobre os próximos passos na evolução do ‘super app’, a executiva diz que o Inter tenta sempre “antecipar as necessidades” do consumidor, e os dados ajudam a direcionar esses movimentos. “É muito difícil dizer o que vem para amanhã. Mas tem muita relação de ‘feeling’, de tato. Lá atrás, qual era noção de dado que tínhamos? Todo mundo compra no e-commerce. Então, faz sentido colocar na plataforma? E pensamos: faz todo sentido”, diz.
O Inter foi pioneiro ao apostar em um marketplace de produtos e serviços, estratégia seguida depois por diversos neobanks, fintechs e até mesmo ‘bancões’. Hoje, o Inter Shop soma mais de 500 lojas — de grandes varejistas como Amazon até fabricantes de eletrônicos como a Samsung. “Recentemente, também lançamos o Loop, nosso programa de fidelidade, que compõe a iniciativa de cashback”, diz Priscila.
Atualmente com uma base total de 28 milhões de clientes, o Inter tem um portfólio com mais de 140 produtos em sua plataforma. A instituição tem presença em 99% dos municípios brasileiros, além dos EUA.
Inter reforça o time de executivos em crédito e investimentos