"EUPREENDEDOR"

Itaú troca gerentes por IA em novo app para atender pequenas empresas

Plataforma oferece conta corrente sem mensalidade, Pix ilimitado e gratuito, pagamentos de tributos, emissão de boletos e integração com venda por cartão

Pedro Prates/Itaú
Pedro Prates/Itaú | Imagem: divulgação

O Itaú Unibanco anunciou nesta segunda-feira (21/7) um spin off do seu aplicativo para empresas, o Itaú Emps. A plataforma digital utiliza Inteligência Artificial Generativa (GenAI) para atender micro e pequenos empreendedores. O modelo elimina os gerentes e oferece uma solução baseada em autosserviço, com foco em autonomia do cliente.

Inicialmente, o app é direcionado a empresas com faturamento anual entre R$ 200 mil e R$ 3 milhões. Segundo Pedro Prates, diretor do Itaú Emps, o público-alvo é formado por empresas onde os sócios acumulam diversas funções dentro do negócio e precisam de ferramentas para ajudar a gerir suas operações financeiras.

A IA ainda não é exatamente um “agente autônomo” – mas caminha rapidamente para isso, diz o diretor.

“O Itaú Emps é um banco desenhado para o ‘eupreendedor’, aquele empresário que vende, atende, paga tributos e gerencia as finanças. A proposta é ser um braço direito na gestão do dia a dia”, afirmou Pedro durante o lançamento. “Unimos o melhor do full banking com tecnologia de ponta para hiperpersonalizar a experiência e disputar a principalidade do cliente no mercado PJ”.

Modelo baseado em autosserviço

Diferente do Itaú Empresas, que mantém atendimento com gerentes e estrutura presencial, o Emps foi desenvolvido como uma solução integralmente digital. A plataforma oferece conta corrente sem mensalidade, Pix ilimitado e gratuito, pagamentos de tributos, emissão de boletos e integração com adquirência (Rede). Embora tenha sido desenhado para ampliar a participação do Itaú no mercado de PMEs, Pedro admite que uma parte da clientela pode migrar do Itaú Empresas para o Emps.

“Desenhamos o Itaú Emps para atender clientes que buscam praticidade no gerenciamento financeiro, sem a necessidade de um gerente dedicado. Todas as funcionalidades estão concentradas no aplicativo, que permite a abertura de conta em aproximadamente três minutos”, disse Pedro.

Ele explicou que o Emps está baseado em três pilares principais: pagamentos e recebimentos, crédito e assessoria via IA. A integração com a “laranjinha” (máquina de adquirência do banco) também faz parte da estratégia para otimizar o fluxo de caixa dos clientes. “Assim, o cliente possa acompanhar entradas e saídas em tempo real”, acrescentou.

IA como assessor financeiro

A IA Generativa do Itaú Emps surgiu para apoiar o empreendedor na tomada de decisão financeira. A tecnologia analisa os dados transacionais e fornece recomendações sobre custos, receitas, fluxo de caixa e crédito. A sugestão de trocar uso do cheque especial pela antecipação de recebíveis, por exemplo, foi uma das citadas pelo executivo. Ou seja, o novo app pode ajudar o Itaú a alavancar o uso da “laranjinha”.

“Nosso objetivo não é apenas automatizar tarefas. Queremos que a IA funcione como um sócio extra, entregando informações contextualizadas e sugestões com base no comportamento financeiro do cliente”, explicou Carlos Eduardo Mazzei, diretor de Tecnologia do Itaú.

Cadu, como é conhecido, acrescentou que o sistema utiliza dados proprietários do banco para garantir segurança e personalização. “As conversas com a IA se baseiam em informações em tempo real e respeitam todos os critérios de proteção e privacidade de dados”, destacou.

Resultados

De acordo com Pedro, o Brasil tem 23 milhões de empresas ativas, sendo 10,6 milhões classificadas como pequenas e micro (excluindo MEIs). “O Itaú Empresas tem hoje a maior carteira de crédito para pequenas e médias empresas do Brasil. O Emps amplia nossa atuação para um público com perfil e necessidades diferentes”, disse o executivo.

Após seis meses de testes com um MVP (sigla em inglês para produto mínimo viável), o Itaú observou alta frequência de uso da plataforma. “Mais de 50% dos clientes acessam o Itaú Emps diariamente. Os indicadores mostram um uso consistente e engajado”, afirmou o diretor.

O Itaú Emps está disponível para sócios únicos, com previsão de expansão para múltiplos sócios ainda este ano e para MEIs a partir de 2026. “O modelo é escalável e nos permite ampliar a base de clientes sem aumentar proporcionalmente os custos de operação”, disse.

Expansão e posicionamento

Segundo o banco, o Emps não substitui o Itaú Empresas, mas complementa o portfólio de soluções. O cliente que prefere atendimento humano continuará sendo atendido pela estrutura tradicional, enquanto o Emps oferece uma alternativa mais ágil e barata, baseada em autosserviço, para um público com outra dinâmica de gestão. Os executivos lembram, no entanto, que existe uma central de atendimento dedicada ao segmento em caso de necessidade.

“Estamos ampliando o mercado endereçado do Itaú ao criar uma proposta específica para esse segmento. O objetivo é apoiar o empreendedor desde o início da jornada até o momento em que a empresa cresce e passa a demandar uma estrutura mais completa”, concluiu Pedro.