Mais de 64% dos brasileiros já usam algum tipo de conta digital. A conclusão está na terceira edição do Ranking de Experiência Digital em Abertura de Conta 2020, levantamento feito pela idwall, em parceria com a Incognia. Dos clientes pesquisados, 59,1% usam ambos os bancos – digitais e tradicionais – e 5,2% que usam apenas os digitais. No ano passado, esse percentual era de 44,6%.
Também chama a atenção a alta colocação de carteiras digitais, como PayPal e Mercado Pago — que já passaram a quantidade de usuários do Santander e estão muito perto de alcançar Itaú e Bradesco.
Das 10 instituições mais citadas pelos usuários, todas contam com a possibilidade de abertura e encerramento de conta 100% digital, em contraste com apenas seis que faziam isso em 2019. Além disso, cinco dessas 10 são bancos 100% digitais.
Campeão da abertura
O C6 continuou como o favorito na categoria bancos digitais, na análise de facilidade para abertura de contas, com seu processo via chat – o banco já havia ganho em 2019. Entra as instituições bancárias tradicionais, o campeão foi o BMG e entre cartieras digtias, o Iti (do Itaú).
O BMG também se destacou como o único banco tradicional a aparecer como uma das principais opções que os usuários considerariam se fossem trocar de instituição. Já o Iti foi bem avaliado pela agilidade e fluidez de seu onboarding, que destaca também a preferência crescente dos usuários pelas carteiras digitais para transações financeiras cotidianas.
O objetivo da pesquisa é entender o que é mais importante para os usuários ao se cadastrarem em uma instituição financeira e como a experiência de onboarding afeta a jornada como um todo: se impacta a chance de o usuário realmente usar o serviço, de se tornar um promotor da instituição e de fazer o cadastro até o final, entre outros aspectos.
Ainda de acordo com a pesquisa, 15% das pessoas desistem de finalizar o processo por falha técnica. O percentual de pessoas dispostas a trocar banco tradicional por um banco digital foi de 75% em 2020, quase igual aos 73% de 2019..
O levantamento foi realizado pela Cantarino Brasileiro entre outubro e novembro de 2020 de maneira totalmente online e com pessoas de todo o país. Foram duas etapas, a primeira com 1.038 entrevistas e a segunda com 401 entrevistas; no total, 1.604 aplicações foram realizadas.