
O Nubank anunciou nesta quinta-feira (27/11) a contratação de todo o time da dex Labs, plataforma especializada em engenharia de dados e infraestrutura em nuvem com uso de Inteligência Artificial (IA). Com o movimento, os 11 profissionais da startup, incluindo o trio de fundadores Gustavo Beltrami, Matheus Beltrami e Luan Guimarães, passam a ser funcionários do banco digital. Eles passam a atuar no Nubank a partir de 2/12.
Apesar de o movimento se assemelhar a um ‘acquihire‘ – quando uma empresa “compra” os talentos de outra, e não o negócio em si -, o Nubank nega que esteja adquirindo a dex. Em seu site, a startup informou que seguirá operando até 1/2/2026, o que sugere o encerramento das operações. “O desenvolvimento de novos conectores será suspenso, e novos cadastros estão desativados a partir de hoje”, diz o comunicado da dex.
Ao longo de sua história, o Nubank já fez operações de acquihire, incluindo o recrutamento em massa dos profissionais de empresas de tecnologia como Cognitect e Plataformatec.
‘AI-first’
Em nota, o Nubank disse que a contratação do time da dex reforça a estratégia da instituição em se consolidar como uma empresa “AI-first”. Significa ampliar suas capacidades em dados e IA para escalar operações e melhorar a experiência dos clientes. “O Nubank tem integrado modelos fundacionais em suas operações para impulsionar uma interface nativa de IA”, afirmou o banco digital. Ao mesmo tempo, “cria benefícios significativos tanto para os clientes quanto para o negócio.”
Fundada com a missão de tornar a engenharia de dados moderna acessível a todas as empresas, a dex desenvolveu uma plataforma unificada. Ela combina coleta, transformação, orquestração e monitoramento de dados em larga escala. Nos últimos anos, a dex processou centenas de petabytes de dados em diferentes ambientes.
Interface nativa de IA
A chegada do time da dex Labs ao Nubank está alinhada com a estratégia da fintech de integrar modelos fundacionais de IA em suas operações. A tecnologia tem sido usada para criar uma interface nativa de IA, com impacto direto na personalização de serviços, gestão de riscos e eficiência operacional.
Na visão do Nubank, a IA permite entender melhor os clientes e suas necessidades financeiras, oferecendo recomendações e insights no momento certo. Do lado do negócio, a tecnologia contribui para a criação de soluções mais seguras, redução de perdas por crédito e fraude, assim como estratégias de cobrança mais eficazes.