Sede do Nubank, em São Paulo
Sede do Nubank, em São Paulo | Imagem: divulgação

Dados divulgados nesta quinta-feira (22/1) pelo Banco Central (BC), junto com o ranking de reclamações do quarto trimestre de 2025, apontam o Nubank como a segunda maior instituição financeira do Brasil em número de clientes. De acordo com os números, a fintech – que se prepara para ter licença bancária no País – encerrou o ano passado com pouco mais de 112 milhões de clientes.

Conforme o ranking, o Nubank fica atrás apenas da Caixa Econômica Federal (158 milhões). E supera outros grandes bancos privados, como Bradesco (110,5 milhões), Itaú Unibanco (100,3 milhões) e Banco do Brasil (cerca de 82 milhões).

Segundo os números divulgados pelo BC, em quantidade de clientes, a instituição do cartão roxo é disparada a maior ante alguns de seus principais concorrentes digitais, como Mercado Pago (68,8 milhões) e PicPay (cerca de 67 milhões). Aliás, esses dois players vêm aumentando a base de clientes nos últimos períodos e se aproximam cada vez mais de um bancão, o Santander (70,7 milhões).

Em nota, o Nubank disse que desde 2022, quando ingressou no ‘top 5’ do ranking, foi a instituição que mais cresceu proporcionalmente, escalando uma posição por ano. Além disso, a fintech afirmou que 85% da base de clientes no Brasil manteve-se ativa mensalmente. Já a receita média por cliente ativo (ARPAC, na sigla em inglês) atingiu seu patamar histórico mais alto no terceiro trimestre de 2025.

“Mais do que crescer em números, nosso foco é a presença significativa na vida financeira das pessoas”, apontou Livia Chanes, CEO do Nubank no Brasil, em nota. “Nossa base de mais de 112 milhões de clientes é fruto de um trabalho contínuo para oferecer produtos que façam sentido no cotidiano, com um atendimento humano e tecnologia que remove a complexidade do dia a dia.”

Em termos de queixas de clientes, o banco digital vem se mantendo nas últimas posições do ranking do BC ao longo dos trimestres, com um dos menores índices de reclamações. Assim como no terceiro tri, no período de outubro a dezembro de 2025, ficou na penúltima colocação – à frente apenas da CloudWalk (dona da InfinitePay).