
O PagBank (antigo PagSeguro) traçou projeções ambiciosas de crescimento até 2029. A expectativa é atingir uma carteira de crédito de R$ 25 bilhões, contra os atuais R$ 3,9 bilhões. Isso significaria uma expansão de mais de seis vezes no período ou cerca de 60% de crescimento anual. A estratégia para os próximos anos inclui diversificar o portfólio de crédito, assim como tornar o banking mais representativo no desempenho do negócio. As metas foram apresentadas pelo banco digital do Grupo UOL em conferência nesta quinta-feira (18/9).
“Nos próximos anos, destravar o valor e o pleno potencial da nossa plataforma de banking será um dos principais motores de crescimento e lucratividade”, disse Ricardo Dutra, Principal Executive Officer do banco digital e CEO do Grupo UOL. De acordo com ele, embora a vertical de pagamentos siga em expansão, a tendência é de que o banking cresça mais rápido, alavancado pela expansão do crédito e pelo cross-sell com outros produtos.
O plano divulgado pelo PagBank prevê um crescimento anual composto (CAGR, na sigla em inglês) de mais de 10% para o lucro bruto, no período entre 2025 e 2029. A projeção é de um CAGR de lucro por ação acima de 16% nesse mesmo intervalo. A estratégia é que o banking avance e ganhe mais relevância no desempenho consolidado da empresa. Hoje, a instituição soma R$ 43 bilhões em depósitos e a participação ainda é pequena (cerca de 1%) no mercado, disse Ricardo.
Crédito e IA
No crédito, o objetivo é diversificar o mix de produtos, incluindo modalidades com e sem garantia. O executivo explicou que o portfólio atual hoje é concentrado em quase 90% de produtos com garantias. E passará por mudanças para incorporar gradualmente opções sem garantias e com spreads maiores. A evolução será gradual, informou ele. “Vamos testar em alguns clusters e, uma vez que encontrarmos o formato certo, poderemos acelerar”, disse.
O PagBank aposta em linhas como capital de giro para lojistas, que já vem ganhando tração, e limite de crédito rotativo – esse último ainda tratado de forma mais cautelosa. Além disso, há expectativa de expansão de novos produtos a partir de 2026. Entre eles estão, por exemplo, o consignado privado e o Pix Parcelado.
“Vamos medir a demanda que temos dentro da nossa base de 33 milhões de clientes para ver a extensão de cada um desses produtos em termos de penetração. Vamos otimizar essa equação em termos de alocação de capital para construir esse portfólio de crédito ao longo do tempo”, disse Carlos Mauad, executivo responsável por Operações (Chief Operating Officer, COO), também presente na conferência.
De acordo com ele, o PagBank vem utilizando Inteligência Artificial (IA) para aprimorar as decisões de crédito. “Estamos trabalhando com dois pilares principais para obter todas as informações — informações não estruturadas, dados de TPV [sigla em inglês para volume total de pagamentos] e informações sociodemográficas dos nossos clientes. Primeiro, para tomar a decisão se esse cliente terá ou não um limite de crédito. E para definir qual tipo de nível, em termos de taxa de juros e prazo, vamos oferecer.”
Dividendos
Durante a apresentação, os executivos do PagBank também comentaram sobre a remuneração aos acionistas por meio de dividendos. O banco digital disse que pretende distribuir mais de R$ 5,5 bilhões em dividendos até o fim de 2026, dos quais cerca de R$ 3,8 bilhões devem ser entre 2025 e 2026. A estratégia envolve o pagamento de um dividendo extraordinário de R$ 1,4 bilhão já nos próximos trimestres, além dos R$ 622 milhões comprometidos para este ano.