A fintech de câmbio e remessas Abrão Filho será um dos destaques da Conferência Anual de Startups e Empreendedorismo (CASE 2022) realizada pela Associação Brasileira de Startups (ABStartups). A palestra e apresentação do case será de Leonardo Abrão, fundador da fintech.
Criada em 2011, quando o Banco Central criou a figura dos correspondentes bancários e de câmbio, a Abrão Filho movimentou mais de US$ 1,090 bilhão no ano passado. Com uma equipe de mais de 70 pessoas, serviços completos para empresas e pessoas físicas – câmbio pronto, futuro, a termo, comercial, financeiro ou turismo -, a Abrão é um dos cases brasileiros mais conhecidos no nicho de serviços financeiros alternativos.
O sucesso da fintech nasceu da percepção pioneira, que nenhuma outra corretora ou distribuidora com carteira de câmbio havia tido até então: criar um sistema de parcerias com a figura de correspondência cambial e bancária criada pelo BC. O objetivo era trazer inovação, concorrência e fluidez para o trilionário mercado de câmbio no Brasil.
O diretor comercial, Luan Almeida, cita a isenção de 100% da tarifa de corretagem e tarifa de contrato de câmbio e Swift como o primeiro diferencial da fintech.
Inovação
“Outro movimento que causou barulho no mercado de câmbio foi apenas operar com bancos, superando assim, as limitações diárias de envio de remessas por parte das corretoras, distribuidoras e casas de câmbio”, explica Almeida.
O modelo jurídico de correspondência cambial era performado apenas por agentes focados no câmbio manual ou no câmbio varejo, que trabalhavam com os famosos cartões pré pagos em moeda estrangeira e o papel moeda.
Nessa mesma época, o fundador da Abrão Filho começou a fazer contratos com bancos do middle market (instituições financeiras familiares de médio porte), para trabalhar a abertura de contas bancárias especializadas como contas de não residente e contas garantia (Scrow Account,) e assim viabilizar operações cambiais estruturadas para clientes qualificados.
Importante ressaltar que a Abrão Filho criou o agente autônomo de câmbio, figura até hoje não normatizada pelo Banco Central, porém com enquadramento comercial, publicitário e técnico-legal provido pela Abrão há quatro anos.
CASE 2022
Leonardo Abrão estará no palco principal do evento CASE 2022, Conferência Anual de Startups e Empreendedorismo realizada pela Associação Brasileira de Startups (ABStartups) no dia 17/11.
No evento, que volta a acontecer presencialmente no Transamérica Expo Center, o fundador da fintech vai apresentar a fintech e suas inovações. Também estará presente o diretor de capitais estrangeiros, Victor Bulcão, que prestará mentoria gratuita no âmbito bancário e cambial para as startups que almejam uma rodada de investimento, independentemente do patamar, ou os já aportados do pré seed ao equity.
São esperadas 15.000 pessoas para um encontro entre startups, investidores, comunidades e grandes nomes do ecossistema de startups.