A QI Tech, startup brasileira de infraestrutura para serviços financeiros, está revolucionando o mercado de crédito digital com o QI Fatura. A solução permite às empresas parceiras oferecer aos seus clientes a experiência de um cartão de crédito sem a necessidade de um cartão.
Ao contratar o QI Fatura, a empresa oferece aos seus clientes a conveniência de parcelar pagamentos via Pix em seu próprio aplicativo. Assim, elimina a necessidade de utilizar um app bancário tradicional.
O processo é simples: O cliente da empresa que contratou o QI Fatura realiza um pagamento via Pix, parcelando o valor. Mesmo com o parcelamento, o vendedor recebe o valor total à vista. A empresa parceira, por sua vez, gerencia as parcelas, de forma similar ao que acontece com pagamentos por cartão de crédito, mas sem os custos de emissão e envio de um cartão físico ao cliente. Além disso, essa solução proporciona uma experiência completa para o usuário, o que ajuda a fidelizá-lo dentro do ecossistema da empresa contratante.
O funcionamento é semelhante ao de um cartão de crédito. Ou seja, o produto oferece aos usuários um limite pré-aprovado, que pode ser utilizado mensalmente para compras parceladas. Esse limite pode ser ajustado de acordo com uma análise de crédito definida pela empresa parceira que contrata a QI Fatura para o parcelamento do Pix.
A Vivo foi a primeira empresa a adotar o QI Fatura, oferecendo aos seus clientes a opção de parcelamento via Pix. Esse lançamento resultou, então, na criação de um novo produto em seu portfólio, chamado “Parcela Pix”.
Parcelamento do Pix: nova fonte de receita para empresas
Para as empresas parceiras, o QI Fatura representa uma nova fonte de receita por meio de um serviço financeiro inovador. Além de criar oportunidades de fidelização ao proporcionar uma experiência completa e integrada ao ecossistema da empresa, o QI Fatura também reduz os custos operacionais em comparação com a oferta de cartões de crédito tradicionais.
Segurança e eficiência nas transações realizadas via Pix são pilares fundamentais do QI Fatura. Sendo assim, a QI Tech realiza validação rigorosa da identidade do recebedor do Pix, com o objetivo do direcionamento ao destinatário correto. Esse Antifraude Pix é uma tecnologia proprietária da QI Tech que já foi premiada globalmente. A tecnologia monitora e analisa as transações em tempo real, identificando e prevenindo atividades suspeitas.
O cliente da QI define o limite de crédito e as taxas de juros, podendo inclusive utilizar o sistema de análise de crédito oferecido pela empresa para determinar o valor disponível para cada cliente. C
Quando o cliente opta pelo parcelamento, a QI Tech (que tem licença de Sociedade de Crédito Direto, SCD) emite uma CCB (cédula de crédito bancário) e paga o valor integral da compra ao lojista via Pix. Essa CCB, que representa o direito de receber o valor parcelado do cliente, é adquirida pelo FIDC (fundo de investimento em direitos creditórios) administrado pela QI DTVM (Distribuidora de Títulos e Valores Mobiliários).
“De forma simplificada, a QI Tech quita o valor integral da compra ao lojista via Pix, enquanto o cliente paga o valor parcelado à empresa parceira por meio da emissão de boletos ou fatura mensal no próprio aplicativo”, explica Gianluca Malta, sócio da QI DTVM.
Os recursos do FIDC são provenientes da própria empresa parceira, que aporta capital no fundo. O FIDC, por sua vez, recebe os pagamentos do cliente e remunera a empresa parceira. Dessa forma, proporciona uma gestão eficiente do crédito concedido.
Parcela Pix: parceria com a Vivo
Com o Parcela Pix, produto da Vivo viabilizado pela parceria, o cliente pode parcelar suas compras no método Pix em até 12x. “Esse produto é complementar ao cartão de crédito. É para clientes que estão sem limite ou até mesmo para aqueles que querem aproveitar algum benefício para usar o meio de pagamento do Pix”, diz Leandro Coelho, diretor da Vivo Fintech.
O produto está disponível de forma fácil e prática, no próprio app Vivo, para clientes elegíveis. “O cliente tem acesso ao Parcela Pix pelo aplicativo da Vivo, sem precisar fazer download de um novo app no seu celular. Assim, passa a ter disponível um crédito que se renova todos os meses, a partir do pagamento da fatura anterior”.
“Com o QI Fatura, a QI Tech se consolida como uma plataforma líder em infraestrutura para serviços financeiros no Brasil, impulsionando a democratização do crédito e a modernização do sistema financeiro”, diz Gianluca.
Nesta parceria, utiliza-se um FIDC dedicado para financiar as operações do “Parcela Pix”. De acordo com Gianluca, essa estrutura com FIDC oferece vantagens como maior eficiência de capital. Significa, por exemplo, reutilizar os recursos provenientes dos pagamentos para financiar novas operações. Além disso, a administração do FIDC pela QI DTVM garante expertise na gestão de risco e cobrança das parcelas.
“Como os ativos são emitidos pela QI, o aceite pelo fundo é praticamente automático”, explica. Além disso, o modelo permite expandir a oferta de crédito sem comprometer seu capital próprio de forma significativa.
O executivo diz que a QI Tech está pronta para oferecer o parcelamento do Pix, por meio do QI Fatura, para outras empresas que desejam ter novas fontes de receita oferecendo um produto inovador com viés financeiro para sua base de clientes.
Sobre a QI Tech
A QI Tech é uma plataforma one-stop-shop de infraestrutura tech e regulatória para serviços financeiros. Conta com licenças de SCD e de DTVM, concedidas pelo Banco Central e pela Comissão de Valores Mobiliários. Oferece soluções de ponta a ponta na jornada de crédito. Elas vão desde o onboarding de clientes, antifraude transacional e motor de regras, passando por banking as a service, pagamento de boletos e Pix em alto volume, contas digitais, esteiras de emissão de crédito, e chegando até a administração e custódia de fundos de investimento. Em novembro de 2023, a QI Tech recebeu um aporte de R$1 bilhão liderado pelo General Atlantic, movimento que faz parte dos planos de expansão da companhia.