UM CONTEÚDO OVOCOM

CEO do CNEX explica estratégia para ampliar ações de educação executiva no Brasil

Douglas Souza comandará expansão da empresa de educação corporativa de renome no Rio Grande do Sul

Douglas Souza/CNEX - Imagem: Divugação
Douglas Souza/CNEX - Imagem: Divugação

Após a aquisição da Qura, um ecossistema de conteúdo responsável pela publicação e distribuição da MIT Sloan Management Review Brasil, o CNEX, centro de formação executiva de referência no Rio Grande do Sul e parte do grupo Atitus Educação, já delineia seus próximos movimentos.

O anúncio de Douglas Souza como novo CEO marca o início dessa nova fase estratégica. Ela integra a sólida estrutura de educação empresarial do sul do país com a expertise em curadoria de conteúdo relevante.

Confira a entrevista com o executivo:

Qual o objetivo estratégico da fusão e quais as novas oportunidades de negócio?

“Em termos práticos, essa fusão aterrissa, inicialmente, nas carteiras de ambas as empresas. Enquanto CNEX possui uma concentração maior na região Sul, Qura possuía quase a totalidade de seus clientes na região Sudeste. Além do aspecto geográfico, há também uma evolução do potencial portfólio de serviços dessa única empresa. Isso significa alinhar credibilidade e relevância de uma das principais fontes de conteúdo do mundo (MIT SMR) a metodologias de formação e desenvolvimento.

Há a expectativa da entrada mais intensa da linha de serviço representada até então pelo CNEX no Sudeste, em especial em São Paulo. Assim, trazemos a experiência e metodologia validada com mais de três décadas de atuação com seus clientes do Rio Grande do Sul. E, da mesma forma, os projetos de conteúdo realizados pela Qura em São Paulo tendem a ganhar novos destinos muito em breve para toda região Sul. Além disso, está no nosso roadmap também lançar um novo produto fruto dessa fusão ainda este ano.

No longo prazo, queremos explorar uma tríade já bem consolidada fora do Brasil e que aqui dentro ainda não destravou seu máximo potencial: estudos aplicados dentro do mercado brasileiro, geração de conteúdo e formação executiva. Existe uma complementaridade entre cada uma dessas verticais que a fusão entre Qura e CNEX já nos permite viabilizar projetos relevantes nos próximos meses.

Como vê o momento do mercado quando assume o CNEX?

É interessante pensar essa fusão na perspectiva do momento de mundo onde estamos vivendo. De acordo com o relatório do World Economic Forum, empresas acreditam que quase metade de toda sua força de trabalho será alterada em termos de conhecimento nos próximos cinco anos. Estamos vivendo o que os especialistas chamam de a década do upskilling.

Quando observamos tamanha transformação em uma enorme velocidade, cabe a nós deixarmos qualquer resistência de lado, assim como nos questionar como conseguiremos apoiar as pessoas e empresas a conduzir esse processo. 

Quais as perspectivas da empresa a longo prazo?

Temos a expectativa de, em cinco anos, seja pelo aumento de ticket dos atuais projetos, criação de novos produtos ou a abertura de novos mercados, fortalecer nosso posicionamento e portfólio em setores-chave para nós. Dessa forma, o objetivo é ser reconhecido nacionalmente como o principal parceiro em algumas linhas de formação executiva. 

Por estarmos adentrando em um mercado muito mutável com uma proposta inovadora de negócios, o CNEX consegue se destacar no cenário nacional. Temos estrutura para alavancar o crescimento de maneira orgânica a partir daqui.

*Jornalista, sócio e CEO da Ovo Comunicação