O ano de 2024 apresenta desafios significativos para as empresas que ofertam crédito no Brasil. Com taxas de juros elevadas, crescente inadimplência e altos custos de capital, essas empresas enfrentam um cenário complexo e volátil. Para navegar por esses desafios, elas têm adotado estratégias inovadoras para garantir a rentabilidade de suas operações e promover um crescimento sustentável.
Algumas das principais iniciativas na busca por melhores resultados incluem mais investimento em tecnologia e automação de processos para reduzir custos operacionais. O uso de fontes alternativas de dados e ferramentas de IA para avaliar riscos, bem como de sistemas de cobrança personalizados também integram o repertório. A oferta de seguros junto à contratação do crédito é crucial para aumentar a rentabilidade e reduzir a inadimplência.
De acordo com um levantamento realizado pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) em parceria com a Offerwise Pesquisas, as principais causas de inadimplência em 2023 foram:
- Imprevistos de saúde, morte, manutenção da casa, carro, etc. (20%)
- Redução da renda (17%)
- Perda do controle do orçamento (16%)
- Aumento dos preços (14%)
- Desemprego do entrevistado ou de algum membro da família (12%).
Como os números acima demonstram, imprevistos com a saúde, morte e perda do emprego são algumas das grandes causas de inadimplência. E é justamente por isso que o Seguro Proteção ao Crédito tem sido usado pelas maiores empresas de crédito do Brasil. Ou seja, o seguro é como uma alternativa para proteger o cliente e garantir uma maior rentabilidade das suas operações.
O que é o Seguro Proteção ao Crédito
O Seguro Proteção ao Crédito garante a quitação de algumas parcelas ou até mesmo de todo o saldo devedor em caso de imprevistos que impeçam o pagamento do financiamento, como morte ou demissão sem justa causa. Esse seguro pode ser oferecido, por exemplo, em diversos tipos de financiamento, como empréstimo pessoal, crediário, crédito com garantia, crédito consignado, antecipação de salário etc.
Para a empresa, oferecer esse seguro traz uma receita adicional com comissionamento, além da possibilidade de redução da inadimplência da carteira. Para o cliente, é uma proteção importante que garante uma maior estabilidade financeira em casos de imprevistos.
Com possibilidade de contratação em um clique, a oferta do Seguro Proteção ao Crédito é bastante simples. E pode inclusive ser um diferencial de produto importante em um mercado bastante competitivo e sensível a taxas como o de crédito.
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