Com lançamento em 16/6 e início de homologação das instituições em 28/4, o Pix Automático facilitará a realização de pagamentos recorrentes, como contas de consumo, planos por assinatura, mensalidades de escolas, entre outros serviços. A inovação trará praticidade, segurança e eficiência, beneficiando tanto recebedores quanto pagadores.
Para os recebedores, o Pix Automático oferecerá diversas vantagens. Uma das principais é o recebimento dos valores em tempo real, seguindo a característica de instantaneidade do sistema criado pelo Banco Central (BC). Dessa forma, as empresas poderão melhorar seu fluxo de caixa e acabar com os atrasos nos recebimentos reduzindo, assim, a inadimplência.
Além de terem os recursos creditados de forma instantânea, as companhias que fizerem cobranças recorrentes via Pix Automático poderão reduzir custos. É possível diminuir despesas operacionais associadas à emissão e processamento de boletos bancários, que hoje custam caro às empresas e não são tão eficientes.
A possibilidade de automatizar as cobranças recorrentes por meio do Pix Automático elimina processos manuais, o que reduz erros e otimiza a gestão financeira dos recebedores. Além disso, com pagamentos programados e automáticos, as empresas podem oferecer uma melhor experiência para seus clientes, proporcionando conveniência e ajudando a fidelizar a base.
Na outra ponta, os pagadores terão facilidade e praticidade ao utilizar o Pix Automático. Isso porque a modalidade prevê o processamento automático das transações, eliminando a necessidade de inserir manualmente os dados a cada operação. Sem contar que isso elimina falhas comuns, por exemplo, a digitação incorreta de número de conta ou valores.
Outro benefício para os pagadores é a segurança reforçada, pois haverá autenticação prévia para autorizar as cobranças recorrentes. Além disso, será possível definir limites e agendar os pagamentos conforme a necessidade, o que na prática resultará em maior controle financeiro.
Prepare-se para a transformação
De acordo com as regras definidas pelo BC, o Pix Automático será obrigatório para a ponta pagadora e facultativo para a ponta recebedora. No “meio de campo” entre os usuários finais e as empresas que estão cobrando, estão os Provedores de Serviços de Pagamento (PSPs) – Pagador e Recebedor.
Líder no fornecimento de soluções de software para o mercado financeiro, a JD desenvolveu uma funcionalidade completa para sua solução JDPI, que além da mensageria permite controlar os fluxos de negócio. O sistema implementa regras de negócios e controles essenciais reduzindo, assim, o tempo de desenvolvimento dos PSPs.
A JD está trabalhando ativamente junto aos seus clientes em todas as etapas até o lançamento do Pix Automático. Com uma abordagem consultiva, a empresa garante que os clientes não apenas façam a implementação da solução, mas também consigam extrair valor estratégico dessa inovação.
Nesse sentido, no próximo dia 16/4, a JD conduzirá um webinar exclusivo para seus clientes sobre o Pix Automático. Com participação de Fernanda Jardim, diretora de Suporte e Implantação da JD, o encontro trará insights práticos para garantir uma transição tranquila. A empresa também realizou no último dia 9/4 um evento para potenciais clientes, apresentando as oportunidades da solução JDPI e abordando também a nova funcionalidade.
Com a solução JDPI, atualmente responsável por mais de 40% das transações via Pix no Brasil, a JD garante uma implementação eficiente, segura e integrada do Pix Automático. O momento de se preparar é agora!