
Hoje, fintechs e empresas enfrentam desafios cada vez maiores na gestão e integração de parceiros financeiros, como bancos, processadoras, sistemas antifraude, core bancário e outros.
A complexidade aumenta quando ocorrem alterações nesses fluxos, podendo exigir meses de desenvolvimento devido às limitações das atuais plataformas. Ou, então, devido ao forte acoplamento com parceiros na sua fundação de tecnologia.
Nesse contexto, a Finaya atua como uma habilitadora de tecnologia financeira. Seu foco está em simplificar a orquestração de múltiplos parceiros e tecnologias, acelerando o time-to-martek e reduzindo custos de implementação em até 70%.
“Nossa missão é resolver 4 dores do setor: Acelerar a adoção de novos produtos financeiros com experiência de última geração, realizar a orquestração de parceiros e produtos financeiros, aumentar a escalabilidade técnica através de uma arquitetura de ponta e garantir segurança em cada etapa do processo”, conta Sammuel Garcia, CEO da Finaya.
Soluções focadas em desafios específicos
Dentro de sua estratégia, a empresa organiza suas soluções em quatro pilares: experiência, orquestração, arquitetura e inovação digital. Cada um tem produtos que atendem desde a construção de jornadas até a gestão de produtos como crédito, conta, multi-saldos, benefícios, entre outros.
O primeiro produto é o Tech Foundation, fundação com todos os padrões e componentes que a empresa utiliza. Serve como uma base tecnológica para fintechs que buscam modernizar sua infraestrutura e arquitetura digital, oferecendo suporte para APIs, eventos, dados, segurança, processamento, entre outros.
Também contam com o FinWay, plataforma para orquestração de serviços digitais. Sua arquitetura baseada em eventos permite a criação e gestão de jornadas financeiras, integrando diversos parceiros externos e componentes internos do cliente de forma estruturada, como ferramentas de gestão de clientes e data lake, entre outros. Além disso, o FinWay provê as APIs de experiência que são conectadas aos canais digitais.
Um exemplo foi o projeto desenvolvido para uma rede de farmácias que atende mais de 10 milhões de consumidores mensalmente. O FinWay habilitou funcionalidades como onboarding, conta digital e pagamentos direto no app da rede, possibilitando ao cliente realizar compras em até 6 vezes sem juros, crédito pessoal facilitado, 30 dias para começar a pagar, além de ofertas e condições exclusivas.
FinCore
Outro destaque é o FinCore, ledger voltado à gestão de múltiplos saldos. A solução possibilita criação de produtos financeiros. Assim, permite a criação de regras e arranjo de contas e fluxos como liquidação, desembolso, armazenamento, transferência e gestão de valores.
Permite a criação dos diversos tipos de conta (pré-paga, pós-paga), e contém os módulos para gestão de limites, faturas, tarifas entre outros. Pode servir como core, ou orquestrar múltiplos fornecedores caso seja uma carteira com múltiplos providers. Neste último caso, utilizam o FinWay junto ao FinCore para sensibilizar os parceiros e manter os fluxos de autorização integrados.
Em um projeto recente, desenvolveram uma carteira digital para um grupo do setor de mobilidade urbana. Pensada para integrar diferentes jornadas de pagamento, a opção está disponível no app da empresa. O cliente agora pode receber reembolsos de forma automática, usar o saldo em novas compras e também adicionar ou completar o valor via Pix direto no app.
Na camada de experiência, foi desenvolvido o FinLabel. É uma plataforma white label para a criação de contas digitais, cartões bandeirados, private label, empréstimos, experiências de força de vendas entre outras jornadas. Ele permite a customização de identidade visual, integração com design systems e a configuração dinâmica de funcionalidades por meio de feature toggle e microcomponentização.
Além disso, possui segurança de ponta integrada ao FinID, que é a camada de segurança e gestão de dispositivos e usuários autorizados, com mecanismos como OAuth, MFA, OTP, Criptografia, SSL pinning, entre outras camadas essenciais para cenários de transações financeiras.
IA aplicada ao setor financeiro
A mais recente solução da Finaya, o FinAI, é uma plataforma integrada a agentes de Inteligência Artificial que permite a criação e automação de fluxos de IA. Tudo o que hoje é realizado via aplicativo, pode ser conduzido por meio de uma jornada conversacional guiada por IA, colocando sua empresa na linha de frente da inovação.
Com a possibilidade de operação autônoma, guiada ou supervisionada, é possível criar soluções como pagamentos e Pix via WhatsApp, onboarding de clientes, automação de análises de crédito, smart insights de Open Finance, e também jornadas como biometria, documentoscopia e liveness.
Infraestrutura que acompanha seu negócio
Com uma base tecnológica robusta, arquitetura modular e foco em interoperabilidade, a Finaya estabelece um novo padrão para empresas que desejam escalar sua presença no setor financeiro, sem depender de infraestruturas engessadas ou meses de integração.
Ao atuar desde a fundação tecnológica até a camada de experiência, a Finaya viabiliza jornadas financeiras completas com agilidade, segurança e flexibilidade. Com isso, fintechs e empresas ganham mais autonomia e controle para lançar, modernizar ou operar seus produtos financeiros.
Esses dois pilares — autonomia e controle — são fundamentais para garantir a adaptabilidade do arranjo ao longo do tempo. Para reforçar esse posicionamento, a Finaya oferece suas soluções diretamente na infraestrutura do cliente, seja por meio de licenciamento sob demanda (aluguel por uso), seja em modelo perpétuo com possibilidade de abertura de código (open source).