O assunto do ano no setor, claro, é o Open Banking. Embora agora comece a ganhar força na agenda das instituições financeiras e fintechs, o tema está no dia a dia dos usuários do Guiabolso desde o início da sua trajetória, há nove anos. Em outras palavras, os clientes da fintech já vivenciam o Open Banking e aproveitam seus benefícios há bastante tempo.
A própria evolução da empresa deixa claro isso. De um aplicativo de controle financeiro, o Guiabolso se transformou em uma plataforma que facilita e melhora a vida financeira dos consumidores e recomenda os produtos ideais com base no momento de vida de cada usuário, valendo-se da tecnologia (pioneira, diga-se de passagem) de conexão bancária.
Não à toa, a atuação B2C do Guiabolso vem se acelerando nos últimos anos. O aplicativo já passou de 10 milhões de downloads e soma mais de 6 milhões de usuários com contas conectadas. Gestão financeira é só um dos pilares da plataforma de soluções financeiras na palma da mão. Este ano, por exemplo, a fintech já atingiu a marca de R$ 1 bilhão em crédito concedido por meio de sua plataforma, que reúne diversos parceiros.
São nomes fortes do mercado que integram o marketplace do Guiabolso, com uma curadoria de produtos e serviços financeiros, como crédito pessoal, empréstimo com garantia, cartões, conta digital, investimentos, seguros, e previdência. No ano passado, a empresa passou a oferecer (antes do lançamento do Pix) transferências bancárias instantâneas e gratuitas, a qualquer dia e horário.
Nada como os dados — sobre os quais o próprio Guiabolso fala desde 2013 — para exemplificar a força da fintech no B2C, que será potencializada com o Open Banking funcionando a pleno vapor. Com os serviços oferecidos pela empresa, em três meses, 60% das pessoas são capazes de melhorar sua pontuação de crédito (em média, por 55 pontos). Em um ano, os usuários têm 62% mais dinheiro em suas contas, começam a investir 49% mais e 20% dos usuários eliminam dívidas de cartão de crédito e cheque especial.
Com o Open Banking, os benefícios para o consumidor e para as empresas são inúmeros. Muitos, inclusive, já são possíveis na plataforma do Guiabolso: experiência personalizada, menor tempo na análise de crédito e comprovação de renda; maior aprovação em produtos financeiros; e ofertas personalizadas e baseadas no momento de vida da pessoa.
“O Guiabolso respira Open Banking há mais de nove anos e os usuários da plataforma beneficiam-se dessa revolução que está acontecendo somente agora no Brasil”, diz Thiago Alvarez, CEO e cofundador do Guiabolso e conselheiro do Open Banking no Banco Central (BC). Sinal de uma transformação que está apenas no início, e o Guiabolso está mais do que pronto para apoiar pessoas físicas e empresas nessa jornada.
Leia também:
Guiabolso acelera vertical B2B e já tem forte pipeline
A estratégia do Guiabolso para ajudar a transformar o sistema financeiro
Guiabolso lança solução de inteligência de mercado
Conheça a solução da Guiabolso