Peças ficam disponíveis nas lojas, nos sites e nos apps de Raia e Drogasil
Peças ficam disponíveis nas lojas, nos sites e nos apps de Raia e Drogasil

A Impulso, empresa de retail media do Grupo RD Saúde, é a primeira do grupo a usar Inteligência Artificial Generativa (GenAI) no desenvolvimento em larga escala de conteúdos publicitários de mídia de varejo farmacêutico. A aplicação da nova tecnologia oferece às marcas uma produção mais ágil, eficiente e escalável.  Até então, o prazo para entrega de uma campanha era de 3 dias. Com o uso da GenAI reduziu-se o prazo para cinco minutos. 

A redução do tempo é uma das principais vantagens da adoção da IA. Além da maior agilidade na produção de peças criativas em diferentes formatos, a solução amplia a eficiência e consistência na entrega das campanhas.  “Escala e velocidade são fatores decisivos no varejo. Com a IA generativa, conseguimos reduzir de maneira significativa o tempo de criação, sem comprometer a consistência da marca. Isso permite atender a uma demanda crescente da indústria de forma ainda mais eficiente,” afirma Fabiana Manfredi, CEO da Impulso. 

Essa economia de tempo permite à Impulso expandir sua capacidade de realização de testes A/B, maximizando o retorno e a performance das campanhas. Além disso, a IA mantém a calibração do tom de voz das marcas Raia e Drogasil, garantindo que as ações dos anunciantes preservem o padrão e a identidade de comunicação já conhecidos pelo consumidor.   

Embora a IA generativa desempenhe um papel fundamental na criação, o aspecto humano continua essencial no processo. Todas as peças desenvolvidas pela solução passam por uma revisão rigorosa, incluindo a verificação de consistência visual e tom de voz. Eventuais ajustes realizados ao final do processo servem para retroalimentar a ferramenta, aprimorando sua capacidade de produção criativa.  

Etapas de adoção

A adoção da IA generativa vem ocorrendo de forma escalonada na Impulso. Na primeira fase do projeto, a empresa priorizou a utilização da tecnologia nos criativos de e-commerce, ou seja, nas comunicações geradas nos sites e aplicativos Raia e Drogasil. Na segunda etapa, a adoção da solução foi ampliada para o desenvolvimento de peças e conteúdo textual, abrangendo comunicações em e-mail marketing, notificações de aplicativo (push) e SMS.  Por último, na terceira fase, prevista para começar ainda no final de 2025, a Impulso passará a adotar a IA generativa na criação de comunicações em vídeo, a exemplo das campanhas em telas digitais. 

“Esses são os primeiros passos de uso da IA generativa para escalar nossas campanhas. Queremos, aos poucos, desenvolver e calibrar a plataforma para termos anúncios gerados com base na performance de campanhas anteriores, garantindo resultados cada vez mais relevantes para os nossos anunciantes”, afirma Lilian Gonçalves, head de operações da Impulso. 

Hoje, a Impulso oferece às marcas um ecossistema completo para campanhas de retail media, com quase 10 mil telas digitais em cerca de 2 mil farmácias Raia e Drogasil, além de mídia programática, ações de CRM e ofertas em canais físicos e digitais. Essa integração permite que as marcas impactem os consumidores de forma estratégica e personalizada.

*Jornalista, sócio e CEO da Ovo Comunicação.